Transistor TBJ BC547

1660 palavras 7 páginas
1 QUESTÕES DE APRENDIZAGEM

Para que o problema fosse então resolvido, foi utilizado o conteúdo adquirido em situações anteriores, e troca de conhecimento entre os membros da equipe.
Para uma boa solução é necessário entender o funcionamento de um transistor TBJ BC547 na configuração emissor-comum, como foi solicitado. O problema consiste em compreender a função do ponto de operação na amplificação de um pequeno sinal e deve-se saber sobre a configuração das polaridades para que o transistor opere na região ativa através de análise de gráficos e de malhas e ainda analisar a estabilidade do sistema.

2 ESTRATÉGIAS DE PESQUISA

Depois de conhecer os circuitos padrões de polarização de um transistor TBJ o estagiário procurou o gerente de desenvolvimento para buscar qual seria a especificação de projeto.
O gerente solicitou então que o estagiário escolhesse a configuração de polarização mais estável possível. O ponto de operação deve estar aproximadamente no centro da reta de carga para um circuito com alimentação de 20V ou 10V considerando o transistor TBJ BC547.
Foi determinado também que fossem escolhidos valores de resistências próximas dos valores comerciais e que o circuito fosse montado no simulador e no laboratório de teste da empresa. Todas as medições de tensões e correntes deveriam ser mostradas na prática, na simulação e demonstradas com cálculos teóricos.

3 CONCEITOS IMPORTANTES

3.1 Polarizações por divisor de tensão

A polarização por divisor de tensão, diferentemente de outras polarizações, é menos dependente ou independente do parâmetro β, o que é uma boa característica já que, “[...] como β é sensível à temperatura, principalmente em transistores de silício, e o valor exato de beta geralmente não é bem definido, seria desejável desenvolver um circuito de polarização menos dependente, ou, na verdade, independente do beta do transistor.” [3] A figura abaixo representa a configuração de polarização por divisor de tensão:

Figura 1

Relacionados

  • Relat Rio 02 Cascode
    491 palavras | 2 páginas
  • Trabalho Relat rio Final
    547 palavras | 3 páginas
  • Realtorio 1 Ele 2
    823 palavras | 4 páginas
  • Amplificadores
    1564 palavras | 7 páginas