Relat Rio 02 Cascode

491 palavras 2 páginas
Relatório de Eletrônica II – Circuito Cascode

Resumo  Este relatório apresenta as atividades realizadas conforme roteiro no Laboratório de Eletrônica. Neste roteiro será estudado o circuito Cascode, analisando suas características, verificando e medindo os principais parâmetros, assim como comparando-os com os valores calculados.

Palavras-chave  Eletrônica II, Circuito Cascode, Amplificador.

I. Introdução

O Transistor de Junção Bipolar, TBJ, é um dispositivo Semicondutor, composto por três Regiões de Semicondutores dopados (Base, Coletor e Emissor), separadas por duas Junções P-N. A Junção P-N entre a Base e o Emissor tem uma Tensão de Barreira (V0) de 0,7 V, que é um parâmetro importante do TBJ. São transistores bipolares, onde a corrente atravessa os dois tipos de materiais, ou seja, o fluxo de corrente acontece nos tipos de material (tipo P e tipo N), denominado canal de condução. Com as experiências propostas, é possível observar o funcionamento nos diversos modos de polarização e medir os parâmetros envolvidos.

CIRCUITO CASCODE

Esta conexão em um transistor sobre o outro (em série). A Figura 1 mostra uma configuração cascode com um estágio emissor-comum (EC) alimentando um estágio base-comum (BC). Esse arranjo é projetado para oferecer uma alta impedância de entrada com baixo ganho de tensão para garantir que a capacidade Miller de entrada seja mpinima, com o estágio BC proporcionando uma boa operação em alta freqüência.

Fig. 1 – Circuito Cascode

II. Desenvolvimento da experiência

A – MATERIAIS UTILIZADOS

- Módulo Universal 2000
- Componentes eletrônicos para compor o circuito
- Multímetro Digital
- Gerador de freqüência
- Osciloscópio

B – PROCEDIMENTO

MONTAGEM DO CIRCUITO

Fig. 2 – Circuito amplificador em conexão Cascode

1. Com os componentes, foi montado o circuito da figura 2 sobre um protoboard e foi feito as alimentações para a operação do circuito.

2. Ajustou-se o gerador de funções para

Relacionados