TRANSFORMAÇOES GASOSAS

314 palavras 2 páginas
Introdução
O estado gasoso é o estado fluido da matéria, para estudar esse estado físico precisamos levar em consideração as seguintes grandezas: temperatura (T), pressão (P), volume (V).Um gás pode passar por três transformações distintas: isobárica, isovolumétrica ou isotérmica.
Transformação isobárica:
Acontece quando a pressão é constante e o volume e a temperatura variam.Se aumentarmos a temperatura de um gás e mantivermos constante sua pressão, observaremos um aumento do volume ocupado pelo gás.V = kTA relação entre volume e temperatura pode ser demonstrada pela fórmula:V1 = V2T1 T2 Essa relação representa a Lei de Charles Gay-Lussac, este nome é uma homenagem aos fundadores desta lei: os químicos franceses Jacques A. César Charles (1746-1823), e Joseph Gay-Lussac (1778-1850).Transformação isovolumétrica
Um gás com massa e volume fixos sofre variação na sua pressão e na sua temperatura. Segundo a Lei de Charles: a pressão ocupada por determinado gás com o volume constante é diretamente proporcional à sua temperatura.

Onde T1 e P1 são as variáveis iniciais e T2 e P2 são as variáveis finais. Sua representação gráfica também é sempre uma reta:

Transformação isotérmica
A temperatura permanece constante e as variáveis são a pressão e o volume.Quando aumentamos a pressão sobre um gás, o volume ocupado por ele diminui, o que faz com que o produto dessas grandezas seja constante: PV=K.K= constanteEssa transformação foi observada de forma experimental pelo químico Robert Boyle (1627-1691) e ficou conhecida como Lei de Boyle. A partir das equações relacionadas acima, que relatam as três transformações gasosas, é que se chegou à equação que aborda as três variáveis de estado (P, V e T):P1V1 = P2V2 T1 T2
Essa é conhecida como a equação geral dos gases.
Alunos: Leandro Vieira , Vinicius Cassaniga Turma: 1º02 Victor Fonseca.
Colégio Cepavi Professor:

Relacionados

  • Bizús de enfermagem
    145457 palavras | 582 páginas