Transcri O De Hall Caue

Páginas: 7 (1673 palavras) Publicado: 5 de junho de 2015
Transcrição de Hall- Estudos Culturais: dois paradigmas
Rupturas
Para o autor é necessário romper as correntes sobre Estudos Culturais mais sem desconsiderar as já existentes porem é necessários melhorar acrescentar algo a mais nos pensamentos já existentes, ele faz uma critica ao Williams, em seu livro Cultura e Sociedade, onde reconstruiu o debate cultural como um registro de um grandenúmero de importantes e contínuas ”reações a mudanças em nossa vida social, econômica e política e que oferece um tipo especial de mapa pelo qual a natureza das mudanças pode ser explorada”(2003p123),mas para o autor esta visão limita o debate entre Estudos Culturais já que a cultura é viva e a rejeição dos termos do debate cultural foi um desvio radical.
Ainda de acordo com a visão de Hall as obras de“Williams e Thompson com seu livro formação da classe operária inglesa”(2003p125) foram obras que quebraram e formaram a base para os Estudos Culturais assim também como a Hoggart quando começaram a “enxergar” a cultura de outra forma onde ela não é mais o contexto das artes (da relação entre alta e baixa cultura) e passa para domínio de ideias e enfatiza outro aspecto que se refere àspráticas sociais. “O propósito da análise é de entender como as inter-relações de todas essas práticas e padrões são vividos e experimentados como um todo, em um dado período: essa é a sua “estrutura de experiência (structure of feeling)” (HALL, p.134)”. No decorrer do texto o autor segue sua analise enfatizando e destacando aspectos bons e ruins que possa contribuir com os Estudos Culturais.
De acordocom o autor
Segundo o autor, as criticas não engloba a dialética e torna o conceito de cultura economicista e não centrada nas pessoas. Ou seja, a revisão das ideias marxistas em relação aos Estudos Culturais. A quebra da estrutura, ruptura, onde une o velho e novo paradigma. Através das críticas destes textos, Hall credita as ideias de Williams e Thompson como significativas para o esboço parauma linha de pensamento para os Estudos Culturais, mas com a inclusão da dialética. "Ela (dialética) define cultura ao mesmo tempo como os sentidos e valores que nascem entre as classes e grupos sociais diferentes, com base em suas relações e condições históricas, pelas quais eles lidam com suas condições de existência e respondem a estas; e também como as tradições e práticas vividas através dasquais esses 'entendimentos' são expressos e nos quais estão incorporados" (HALL, p.133). Portanto... O estruturalismo Hall argumenta que a vertente culturalista nos Estudos Culturais foi interrompida pela chegada do estruturalismo. Outro aspecto do estruturalismo é o uso do termo ideologia, onde as teorias desta corrente de pensamento se articularam, com uma concordância marxista. Cultura nãofigura como um conceito tão proeminente. Uma nova ruptura nesta linha de pensamento aconteceu com Lévi-Strauss e a semiótica, ainda em estado incial. Enquanto no culturalismo, a experiência era o solo, onde condição e consciência interagiram, no estruturalismo a experiência não significa nada, pois só se pode viver e experimentar as próprias condições dentro e através de categorias, classificações equadros de referência da cultura. Diálogo entre Estruturalismo e Culturalismo O autor inicia, então, a comparação entre ambas as linhas de pensamento, e os benefícios que trouxeram aos Estudos Culturais. Antes, começa com uma crítica, onde alega que "que nem o culturalismo e nem o estruturalismo, em suas atuais manifestações, se adaptam à tafera de construir o estudo da cultura como um domínioconceitualmente claro e teoricamento informado" (HALL, p. 140). Diferentes níveis de abstração A última vantagem é descentrar a experiência e trazer um estudo inovador sobre ideologia. O pensamento não reflete a redalide, mas dela se aproria Estruturalismo Concepção de todo Condições determinadas Que leva a uma prática política voluntarista e populista. Esta analisa as ações humanas e possui a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Transcri O II
  • Transcri O E Tradu O
  • Lucas Transcri O
  • Cauê Cezar
  • Transcri o de entrevista
  • Fichamento De Transcri O
  • Stuart Hall
  • Sensores Hall

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!