TRANALHO DA mERSEY DE GRAVIDEZ

2317 palavras 10 páginas
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 4
2. A GRAVIDEZ 6
3. GRAVIDEZ E EXERCÍCIO FÍSICO 7
3.1 Benefícios do exercício durante a gestação: 7
3.2 Atividades de baixo risco 8
3.3 Atividades de médio risco 8
3.4 Atividades desfavoráveis 9
4. CUIDADOS DURANTE A PRÁTICA DE EXERCÍCIOS FÍSICOS 10
5. CONCLUSÃO 13
Referencias 14

1. INTRODUÇÃO

Atualmente, as pessoas têm buscado a prática de alguma atividade física para ter ou melhorar sua qualidade de vida. Dentre estas pessoas está o grupo de gestantes, que procuram um trabalho diferenciado neste período de suas vidas, pois cada vez mais estão sensibilizando-se de que as alterações que ocorrem devem ser respeitadas, buscando assim, uma gravidez mais saudável.
Através da educação física é possível promover atividades que beneficiem a gestante, tendo em vista seu bem estar, mas para isso é preciso entender como a gravidez interfere na prática da atividade física.
Neste sentido, os estudos de SIBLEY (1981) e WOLFE et al (1994) apontam que um trabalho diferenciado para a gestante, é importante saber modalidade, intensidade e duração da atividade física, de forma a promover a saúde materna e fetal, sendo também importante saber os efeitos da gravidez sobre a capacidade do exercício materno para manter com segurança a produtividade no trabalho a ser desenvolvido. Segundo GUNTHER (1978), a gravidez modifica todas as funções do organismo materno, até a menor célula. As modificações mais importantes, além do crescimento do útero e do ovulo, ocorrem no domínio do aparelho locomotor, da estética, da circulação e da respiração.
Antes de começarmos a descrever os aspectos mais relevantes sobre a grávida que quiser praticar exercícios, acreditamos ser importante o conceito de atividade física, exercício físico e esporte. Segundo o autor Barros (2002),
Atividade física - é qualquer movimento corporal que conseguimos realizar, em função de contração muscular e com gasto energético acima do

Relacionados