ndice

Páginas: 4 (778 palavras) Publicado: 3 de setembro de 2015
Índice:
-Introdução
-Quando o Canal do Panamá foi construído?
-Por que o Canal do Panamá foi construído?
-Quando o Canal do Panamá voltou a pertence ao Panamá?
-Quais foram os danos ambientais que oCanal do Panamá gerou?
-Conclusão
-Bibliografia






















Introdução:



























Antes de conhecer as características do canal do Panamá é preciso esclarecer o que é umcanal. Canal corresponde a uma passagem quase sempre construída pelo homem utilizada pela navegação para atravessar uma determinada área continental, os canais mais conhecidos são Canal de Suez, Canalda Mancha e Canal de Beagle
O Canal do Panamá é um imenso canal construído pelos americanos com o intuito de ligar o Oceano Atlântico ao Pacífico.
Com o sucesso da construção do Canal de Suez,ligando o Mar Mediterrâneo ao Golfo de Suez, era a vez de facilitar a vida dos ianques que tinham de viajar até as gélidas águas do Estreito de Magalhães no extremo sul da América para viajar da costa lesteà costa oeste numa travessia arriscada, cara e longa: eram mais de 15 mil quilômetros a percorrer.
Entretanto, como tudo na vida americana, a construção do Canal tinha motivos um pouco menosaltruístas que simplesmente facilitar a navegação interoceânica. O Panamá, na época uma província Colombiana, poderia ser uma boa base estratégica para o tio Sam.
Depois de conseguir a permissão dosbritânicos, que eram donos de inúmeras possessões no Caribe, anulando o tratado de Clayton-Bulwer segundo o qual ambos se comprometiam a não iniciar a construção sem o consentimento mútuo, Ferdinand de Lesseps,engenheiro francês, dá início às obras em 1879. Infelizmente, para ele. De início, a obra foi um desastre levando-o à falência dez anos depois.
Era então chegada à hora dos americanos interferirem.Convicto de que a construção do canal seria algo importante para os americanos, Theodore Rosevelt, presidente dos EUA de 1901 a 1909, ofereceu 40 milhões de dólares ao engenheiro que trabalhara com...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • ndice
  • NDICE
  • Ndice
  • Ndice
  • Ndice
  • Ndice
  • Ndice
  • NDICE

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!