TRAJETÓRIA HISTÓRICA DAS MODALIDADES ESPORTIVAS NO TRABALHO PEDAGÓGICO

532 palavras 3 páginas
TRAJETÓRIA HISTÓRICA DAS MODALIDADES ESPORTIVAS NO TRABALHO PEDAGÓGICO

ATLETISMO:
O atletismo é um conjunto de esportes constituído por: Corrida, lançamentos e saltos.
A mais antiga de competição. Praticada pelos gregos no ano 776 a.C.
Em Atenas os Jogos Olímpicos iniciou em 1896, restaurada dos antigos jogos Gregos celebrado em Olímpia.
Hoje, o atletismo é um esporte com provas de pista (corridas rasas, corridas com barreiras ou com obstáculos, saltos, arremesso, lançamentos e provas combinadas, como o decatlo e heptatlo).

ATIVIDADES:

O tutor apresenta a história da modalidade, a ser aplicada, em seguida faz um levantamento dos alunos em qual ponto é mais interessante no conteúdo e posteriormente aplica a modalidade prática do esporte levantado em questão.

HANDEBOL:

Homero, na Odisséia, foi quem primeiro citou o handebol; depois foram os romanos; mas a Alemanha é quem iniciou o jogo como se conhece hoje
O primeiro a citar o handebol foi Homero, na Odisséia, devido ao jogo praticado na antiga Grécia, com as mãos, utilizando uma bola do tamanho de uma maçã.
Os Romanos em (130-200 DC), conheciam um jogo praticado com as mãos, “Hasparton”, segundo Cláudio Galero.
Porém o handebol como se joga hoje, foi introduzido pela Alemanha na última década do século passado, com o alemão Hirschmann, secretário da Federação Internacional de Futebol.
No Brasil, introduzido em São Paulo por imigrantes da colônia alemã, no início da década de 30.

ATIVIDADES:

Apresenta a história da modalidade, em seguida aplica a modalidade e para finalizar realiza um debate da vivência / experiência que o esporte relacionado com sua história impactou em cada aluno.

FUTEBOL:

Não é certa a origem país da invenção do futebol. Os primeiros relatos do chamado football (do inglês foot, pé; e ball, bola) surgiram entre 3.000 e 2.500 a.C, na China. No período da

Relacionados