Trafo

Páginas: 15 (3631 palavras) Publicado: 23 de abril de 2015
Sumário

3. Objetivos 2
5. Introdução teórica 2
5.1. Aspectos Construtivos 3
5.2. Princípio de Funcionamento 5
5.3. Controle de Velocidade nos Motores CC 8
5.4. Vantagens e desvantagens dos acionamentos em corrente contínua 9
5.4.1 Vantagens 9
5.4.2 Desvantagens 10
6. Lista de Material: 11
7. Procedimento Experimental I 12
8. Procedimento Experimental II 16
9. Procedimento Experimental III 18Comparando Resultados Obtidos 20
Conclusão 23
Webgrafia 25
















3. Objetivos

• Determinar as curvas de velocidade em relação à carga (Ia) Máquinas CC nas ligações, paralela, série e compound;

• Compreender o funcionamento e as ligações do motor CC.

5. Introdução teórica

5.1. Aspectos Construtivos

As máquinas de corrente contínua podem ser utilizadas tanto como motor quanto comogerador. Porém, uma vez que as fontes retificadoras de potência podem gerar tensão contínua de maneira controlada a partir da rede alternada, pode-se considerar que, atualmente, a operação como gerador fica limitada aos instantes de frenagem e reversão de um motor.

Atualmente, o desenvolvimento das técnicas de acionamentos de corrente alternada (CA) e a viabilidade econômica têm favorecido asubstituição dos motores de corrente contínua (CC) pelos motores de indução acionados por inversores de frequência. Apesar disso, devido às suas características e vantagens, que serão analisadas adiante, o motor CC ainda se mostra a melhor opção em inúmeras aplicações, tais como:

· Máquinas de Papel
· Bobinadeiras e desbobinadeiras
· Laminadores
· Máquinas de Impressão
· Extrusoras
· Prensas
·Elevadores
· Movimentação e Elevação de Cargas
· Moinhos de rolos
· Indústria de Borracha
· Mesa de testes de motores

Aspectos Construtivos

O motor de corrente contínua é composto de duas estruturas magnéticas:

· Estator (enrolamento de campo ou ímã permanente);
· Rotor (enrolamento de armadura).

O estator é composto de uma estrutura ferromagnética com pólos salientes aos quais sãoenroladas as bobinas que formam o campo, ou de um ímã permanente. A figura 1 mostra o desenho de um motor CC de 2 pólos com enrolamento de campo.





O rotor é um eletroímã constituído de um núcleo de ferro com enrolamentos em sua superfície que são alimentados por um sistema mecânico de comutação (figura 2). Esse sistema é formado por um comutador, solidário ao eixo do rotor, que possui umasuperfície cilíndrica com diversas lâminas às quais são conectados os enrolamentos do rotor; e por escovas fixas, que exercem pressão sobre o comutador e que são ligadas aos terminais de alimentação. O propósito do comutador é o de inverter a corrente na fase de rotação apropriada de forma a que o conjugado desenvolvido seja sempre na mesma direção.

Os enrolamentos do rotor compreendem bobinas de nespiras. Os dois lados de cada enrolamento são inseridos em sulcos com espaçamento igual ao da distância entre dois polos do estator, de modo que quando os condutores de um lado estão sob o polo norte, os condutores do outro devem estar sob o polo sul. As bobinas são conectadas em série através das lâminas do comutador, com o fim da última conectado ao início da primeira, de modo que o enrolamento nãotenha um ponto específico.




Todos os motores de corrente contínua da Siemens possuem uma estrutura magnética completamente laminada, sendo portanto adequados para utilização com conversor CA/CC, e no caso de processos com alta dinâmica, consegue-se uma taxa de aumento da corrente de até 250xIN por segundo.





5.2. Princípio de Funcionamento

A figura 3 mostra, de maneira simplificada, ofuncionamento do motor CC de dois polos.


A figura acima é um desenho esquemático simples de um motor onde o estator é constituído por ímãs permanentes e o rotor é uma bobina de fio de cobre esmaltado por onde circula uma corrente elétrica. Uma vez que as correntes elétricas produzem campos magnéticos, essa bobina se comporta como um ímã permanente, com seus pólos N (norte) e S (sul) como mostrados...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • trafo
  • Trafo
  • trafo
  • Trafos
  • trafos
  • trafo
  • Trafo
  • Trafos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!