TRAFICO DE ANIMAIS

Páginas: 7 (1648 palavras) Publicado: 8 de agosto de 2013
Tráfico de animais é o comércio ilegal de animais protegidos e é um problema sério para a conservação das espécies. Sedesmatamento, urbanização e poluição são as principais causas do desaparecimento de espécies animais e vegetais, o tráfico de animais também tem um impacto significativo sobre algumas espécies. No Brasil, o tráfico de animais silvestres é considerado Crime ambiental conformelegislação em vigor
O tráfico de animais põe em perigo a biodiversidade do planeta, nomeadamente através do seu impacto sobre grandes mamíferos. A associação ecologista internacional World Wide Fund for Nature (Fundo Mundial para a Natureza - WWF) disse que o mercado gera 15 bilhões de euros por ano. No Brasil a participação deste mercado chega na casa de 1 bilhão de euros por ano.
As espécies deanimais, incluindo aquelas cujo risco de extinção é elevada, são protegidos pela Convenção de Washington (CITES). Os monitores regulamentam ou proíbem o comércio internacional de animais cuja situação é ou pode tornar-se problemática, se nada for feito.
No Brasil o orgão responsável por divulgar as espécies ameaçadas de extinção é o Ibama que inseriu, até o momento, mais de 130 espécies ameaçadas deextinção nesta lista.
Luta contra o tráfico[editar]
Meios coercivos são usados contra o tráfico de animais, como a formação de brigadas anti caça furtiva (como é o caso em vários parques nacionais e reservas na África e na Ásia), o controle aduaneiro (em aeroportos e sobretudo portos), ou a inspeção de lojas de animais.
No entanto, é necessário superar algumas dificuldades:
• As brigadasanticaça furtiva devem ser bem equipadas e pagas. Quando os funcionários são mal pagos, trabalham muitas vezes mal e podem até mesmo ajudar os caçadores furtivos;
• Por vezes é difícil de evitar abusos. Essas brigadas devem ser bem treinadas.
• Alfândega e agentes da polícia que controlam a importação e venda de animais devem ser suficientemente qualificados para reconhecer as espécies para as quaiso comércio é regulado.
Existem também as formas rentáveis de luta contra a caça furtiva. A melhoria do nível de vida das comunidades locais (que existem principalmente em países pobres), através de vários meios:
• Ecoturismo;
• Artesanato;
• Agricultura, desde que não seja em si muito destrutiva para o meio ambiente.

Fonte: wikipedia


Que o Brasil é um dos países com maiorbiodiversidade, com uma grande quantidade de espécies de fauna e flora, não é novidade para ninguém. Que alguns desses animais correm sério risco de extinção, devido a uma série de fatores como desmatamento, caça ilegal, poluição, também não. Mas quais são, afinal, as espécies brasileiras ameaçadas?
A resposta está no Livro Vermelho das Espécies Ameaçadas, produzido pelo Instituto Chico Mendes, do Ministériodo Meio Ambiente, e pela organização internacional IUCN, com base nos estudos de uma série de pesquisadores. Atualmente, 627 espécies estão na lista de ameaçadas de extinção, em diferentes categorias de risco. Metade dessas espécies estão protegidas em unidades de conservação, e o governo aprovou planos de ação para cerca de 33% das espécies.
A lista divide os animais de acordo com o estado deconservação de cada espécie. Essas categorias vão desde Vulnerável até Extinta, além das espécies classificadas como Quase ameaçadas ou Pouco preocupante. Confira alguns animais de cada categoria.
Extintas
Essa é a categoria mais dramática: sete espécies brasileiras são consideradas Extintas (EX), e as sete eram encontradas na Mata Atlântica – o bioma mais devastado do Brasil. São espécies como aperereca Phrynomedusa fimbriata ou a arara Anodorhynchus glaucus, além de quatro invertebrados terrestres, como a minhoca-branca e uma espécie de minhocuçu.
Extintas na natureza
Mutum-de-Alagoas, espécie brasileira que foi extinta da natureza (Foto: Marco A. Freitas)
Duas espécies estão listadas como Extintas na Natureza (EW). São duas aves que não são encontradas mais em seus habitats...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Tráfico de animais
  • Trafico de animais
  • Tráfico de animais
  • Trafico de animais
  • Trafico de animais
  • trafico animal
  • Trafico de animais
  • trafico de animais

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!