TRADU O PERMACULTURA

3322 palavras 14 páginas
ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS PARA AGRICULTURA E ALIMENTAÇÃO
FAO
MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE

PROCESSO 010/2009
ANEXO I
TERMO DE REFERÊNCIA
Contratação de serviços de consultoria (Pessoa Jurídica) para tradução
(Inglês/Português), revisão técnica, edição, projeto gráfico, diagramação, editoração eletrônica e revisão final do livro “Permaculture – A Designer’s Manual”, visando à difusão de informações sobre soluções tecnológicas de baixo custo e fácil replicabilidade, centradas na cooperação entre o ser humano e a natureza, principalmente no que se refere à recuperação de áreas degradadas e à recomposição de paisagens.

PROJETO UTF/BRA/062/BRA
Consolidação dos Instrumentos Políticos e Institucionais para a Implementação do
Programa Nacional de Florestas

1 – CONTEXTO
A produção agrícola no Brasil, sobretudo a partir dos anos 1960, tem sido uma das atividades responsáveis pela degradação dos ecossistemas naturais. Baseia-se, fortemente, no monocultivo de grandes extensões de terra, no uso excessivo de implementos agrícolas, na utilização de produtos químicos e na dependência da irrigação. Tais características, da forma como vem sendo aplicadas aos ecossistemas tropicais, intensificam seus efeitos danosos, que se manifestam no assoreamento de rios, na contaminação e no desperdício das águas, bem como na perda de solos e da biodiversidade local.
Especialmente nas últimas décadas, este modelo de produção tem se mostrado inviável para pequenos e médios produtores rurais. O nível de endividamento e os impactos ambientais causados por tais práticas forçam famílias produtoras a abandonarem suas terras, bem como inviabilizam meios de vida que fogem a esses padrões, como os praticados pelas populações indígenas, extrativistas e ribeirinhas.
O empobrecimento das populações tradicionais e do pequeno agricultor, o êxodo rural e o inchaço dos grandes centros são fenômenos decorrentes desse processo, bem como a intensificação dos conflitos agrários e dos movimentos de pessoas

Relacionados