tradescanthia

525 palavras 3 páginas
RELATÓRIO DE FARMACOGNOSIA

5º fase Farmácia

Lages, 16 de abril 2014.

Introdução

Pela necessidade encontrada nos laboratórios de diferenciar ácidos e bases, existem os indicadores, que alteram a coloração do produto quando se trata de um ácido ou uma base. Por meio de uma experiência, realizada com sucesso, foi extraída a coloração de uma planta chamada Tradescanthia, e obteve se um ótimo indicador natural para classificação de substâncias ácidas e básicas. A tradescanthia, trata-se de uma herbácea perene, muito rústica, de folhagem prostrada e suculenta. De fácil cultivo é comumente encontrada em canteiros e jardins urbanos onde se presta, também, como um excelente bioindicador natural da qualidade do ar das áreas urbanas prestando-se a um ótimo biomonitoramento de baixo custo. O objetivo do projeto é a extração e separação dos pigmentos vegetais que são comuns em plantas. Separar as principais classes 1º hidrofólicas 2º Alcalóides e em 3º as impurezas.

Procedimento

Pegar 5 folhas de tradescanthia lavar e picar dentro do pistilo, colocar 20 ml de acetona na proveta e despejar nas folhas de tradescanthia as poucos, acrescentar uma pitada de areia (só acetona pode ser usada nesse processo acetona PA) em seguida colocar na bomba de sucção para filtrar, depois despejar em um Becker e colocar no funil de bromo e acrescenta 20 ml de agua destilada e 20 ml de éter etílico, esperar cerca de 30 a 40 minutos. Lilás são as alcaloides e verde as clorofilas.

1º fase (cor verde) : substancias hidrofóbicas
2º fase (cor roxa) : alcaloides
3º fase: impurezas (areia e restos de tecidos vegetais)

Após 24 horas

Usados 4 tubos de ensaio com dois de alcaloides e dois de clorofila cada um diferente foi utilizado NaOH e HCL 0,1 molar .
1 tubo de alcaloides e outro com clorofila com NaOH
1 tubo de alcaloides e outro com clorofila com HCL
A mudança de PH

Relacionados