trabralho cerâmica

4556 palavras 19 páginas
CERÂMICA

ORIGEM E HISTÓRIA DA CERÂMICA

A arte de vidrar teve sua origem no Egito, há cerca de 3.000 anos a.C.
Colares de faianças vidradas aparecem entre as relíquias do 3o. milênio, juntamente com estatuetas e amuletos.
O mais velho fragmento de cerâmica vidrada foi feito em policromia, trazendo o nome do rei Mens do Egito.
Outras manifestações importantes na história da cerâmica foram os Babilônicos e os Assírios que utilizavam cerâmica com ladrilhos esmaltados em azul, cinza azulado e creme e ainda relevos decorados (século VI a.C.), bem como os Persas com sua fabricação de objetos em argila cozida em alto brilho, e das cores obtidas misturando óxidos metálicos, método usado ainda nos nossos dias.
Com o tempo, a cerâmica foi evoluindo e ganhando os nossos dias, mas não sem contar com os esforços dos Gregos, Romanos, Chineses, Ingleses, Italianos, Franceses, Alemães e Americanos. A esmaltação industrial teve início por volta de 1830, na Europa Central. Por muitos anos, as placas cerâmicas foram conhecidas como sinônimo de requinte e luxo.
Após a 2a Grande Guerra, houve um grande aumento da produção de revestimento cerâmico, por conseqüência do desenvolvimento de novas técnicas de produção.

Isso fez com que os preços começassem a baixar, possibilitando a uma faixa maior de classes sociais a condição de adquirir o produto cerâmico. Nesta época, as placas cerâmicas eram utilizadas primordialmente em banheiros e cozinhas.
Com o passar dos anos, a industria cerâmica se desenvolveu com grande rapidez.
Novas tecnologias, matérias-primas, formatos e designe foram desenvolvidos, o que proporcionou a migração da cerâmica do banheiro e cozinha para outras partes da casa, aliás, acabou migrando também para fora dos portões das residências, indo para shoppings, aeroportos, hospitais, hotéis, entre outros locais.
Nos dias de hoje, o revestimento cerâmico é apreciado por ser um produto durável, de fácil limpeza, antialérgico, resistente, impermeável,

Relacionados

  • Cultura e ideologia
    1237 palavras | 5 páginas
  • Relatório de toxicologia
    1897 palavras | 8 páginas