trablho brasil sertanejo

256 palavras 2 páginas
https://www.google.com.br/search?newwindow=1&biw=1366&bih=667&q=tudo+sobre+povo+sertanejo&spell=1&sa=X&ei=wdgIVY6dGsTHsQT65IKQAQ&ved=0CBoQBSgA

A cultura do sertanejo é marcada pela lida com o gado, modo de vida simples e não consumista observado na organização da família, nas vestimentas, nas festas religiosas, na religiosidade marcante e na alimentação com seus pratos típicos: a paçoca, o quibebe, o pão de queijo.
Cada vilarejo tem o seu dia de feira, que é também dia de encontrar os amigos. As festas juninas e a festa do padroeiro são também ocasiões de divertimento.
Para minimizar a dureza de suas existências, a vida social é redimensionada e dinamizada quando da ocasião das festas religiosas ou das peregrinações periódicas que o povo sertanejo realiza aos santuários consagrados a seus santos protetores.

A sociedade sertaneja é uma sociedade dispersa em função de várias razões: o forte calor, a variedade das origens étnicas e a influência dos diversos grupos de clientelismo. Dividida pela geografia, isola-se em pequenos grupos. As famílias vivem em comunidades de vizinhanças e compadrios e, no mais das vezes, praticam uma agricultura de subsistência.

http://www.mundodastribos.com/03-de-maio-dia-do-sertanejo.html

https://books.google.com.br/books?id=b3ZvPjSQSvAC&pg=PA239&lpg=PA239&dq=tudo+sobre+o+brasil+sertanejo+darcy&source=bl&ots=RZVkEINk37&sig=TP0_-HMwckGESP_LuMxD4q2zNz0&hl=pt-BR&sa=X&ei=sc4IVcuJF4zlsATPioDgBg&ved=0CDYQ6AEwBTge#v=onepage&q=tudo%20sobre%20o%20brasil%20sertanejo%20darcy&f=false http://www.ccs.saude.gov.br/sociedadeviva/projetoquatrovaras/avidanosertao-texto.html http://www.unifor.br/index.php?option=com_content&view=article&id=754&Itemid=1177

Relacionados

  • Programação de radio
    3167 palavras | 13 páginas
  • idade media
    181240 palavras | 725 páginas
  • O estudo da "guitarra brasileira": uma construção
    58769 palavras | 236 páginas