Trabifor Agostinho Moises Camisa Gest o Ambiental

Páginas: 6 (1499 palavras) Publicado: 27 de julho de 2015
Indice
Pag.
1. Informática 4
1.1. A teoria da informatica 4
2. Etimologia 6
3. Historia de informatica segundo as gerações. 6
3.1. Origem e concepção 8
4. Experiencias vividas na sala de aula na cadeira de informatica. 8
5. Referencias bibliografica 10

Indice de ilustração
Ilustração 1 4
Ilustração 2 5
Ilustração 3 6


1. Informática
Informática é um termo usado para descrever o conjunto dasciências relacionadas ao armazenamento, transmissão e processamento de informações em meios digitais, estando incluídas neste grupo: a ciência da computação,
O estudo da informação começou na matemática quando nomes como Alan Turing, Kurt Gödel e Alonzo Church,começaram a estudar que tipos de problemas poderiam ser resolvidos, ou computados, por elementos humanos que seguissem uma série deinstruções simples, independente do tempo requerido para isso.
A motivação por trás destas pesquisas era o avanço durante a revolução industrial e da promessa que máquinas poderiam futuramente conseguir resolver os mesmos problemas de forma mais rápida e mais eficaz. Do mesmo jeito que as indústrias manuseiam matéria-prima para transformá-la em um produto final, os algoritmos foram desenhados para que umdia uma máquina pudesse tratar informações.

1.1. A teoria da informatica
a teoria da informação, o processo de cálculo, a análise numérica e os métodos teóricos da representação dos conhecimentos e da modelagem dos problemas.
Após a régua de cálculo, surgiram outros tipos de calculadoras. Blaise Pascal, filósofo e matemático francês, inventou em 1642 a primeira máquinaautomática de cálculo: a Pascalina. Esta máquina era feita de rodas dentadas que simulavam o funcionamento do ábaco, realizava apenas soma e subtracção e o resultado era mostrado numa sequência de janelinhas.

Ilustração 1

A primeira máquina que efectuava facilmente subtracção, multiplicação e divisão, além de raiz quadrada foi construída por volta de 1672 por GottfriedWilhelm Von Leibniz, recebeu o nome de calculadora universal e era um aperfeiçoamento da Pascalina.
O grande avanço seguinte a princípio nada teve a ver com números. Em 1804, Joseph Marie Jacquard construiu um tear inteiramente automatizado, que era programado por uma série de cartões perfurados. Para produzir um novo padrão de
tecelagem, o operador da máquinasimplesmente
substituía um conjunto de cartões por outro. Esta pode ser considerada a primeira máquina mecânica programável. E os cartões perfurados estavam destinados a produzir seu maior impacto na programação de computadores.

Ilustração 2
No início do séc. XX, Alan M. Turing desenvolveu a teoria de uma máquina capaz de resolver todo o tipo de problemas, chegando à construçãoteórica das Máquinas de Turing. Com seus estudos, teve início a Teoria Matemática da Computação, na qual se define um algoritmo como a representação formal e sistemática de um processo, e através do qual se demonstra que nem todos os processos são representáveis. Ficou portanto demonstrado a existência de problemas sem solução algorítmica e chegou-se à seguinteconclusão: um problema terá solução algorítmica se existir uma Máquina de Turing para representá-lo.

Ilustração 3

2. Etimologia
A palavra surge, nos meados do século XX, da junção de, duas outras palavras, processamento da informação por meios automáticos analógicos ou digitais (quer sejam binários ou não, como "qubit" ou bit quântico). O meio mais comum da utilização de informática são oscomputadores que tratam informações de maneira automática.
A informática é a disciplina que lida com o tratamento racional e sistemático da informação por meios automáticos e eletrônicos. Representa o tratamento automático da informação. Constitui o emprego da ciência da informação através do computador. Embora não se deva confundir informática com computadores, na verdade ela existe por que...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Gest O Ambiental
  • GEST O AMBIENTAL
  • Gest O Ambiental
  • Gest O Ambiental
  • Gest o ambiental
  • Gest O Ambiental
  • GEST O AMBIENTAL
  • Gest O Ambiental

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!