Trabanho De Ecologia Ok

5410 palavras 22 páginas
ECOLOGIA APLICADA A ENGENHARIA
ENGENHARIA CIVIL

RIO CAPIBARIBE
Bairro do Cordeiro

Universidade Federal de Pernambuco
GRUPO: Amanda Machado, Lívia Costa, Lucas Torres, Rafaela Gonçalves e Vinícius Moraes.
PROFESSORA: Maria do Carmo Martins Sobral

RECIFE
14 de Julho de 2014
INTRODUÇÃO
A ecologia é a ciência que estuda a interação entre o homem e a natureza, para preservar os recursos ambientais. Avalia possíveis impactos ambientais causados, por exemplo, pela instalação de indústrias, construção de condomínios ou por outras obras de engenharia civil. Ajuda também a planejar o crescimento de núcleos urbanos, preservando os recursos naturais da região.
Como objetivo para esse trabalho abordar as margens do Rio Capibaribe, de modo geral e especialmente a parte situada no Bairro do Cordeiro no Recife, estudando também o bairro, o qual está situado entre os bairros de Iputinga e Zumbi. Falar sobre os impactos ambientais causados pela falta de saneamento e também pela ocupação irregular da população nas margens do rio, mediante a visita na área, à sustentabilidade social, diagnóstico do solo do meio físico, meio biótico, meio antrópico e proposta de intervenção para curto, médio e longo prazo.

BAIRRO DO CORDEIRO
O bairro do Cordeiro está localizado na 4ª Região Político-Administrativa (RPA: 4) e Micro região 4.1, a 6.41 km do Marco Zero da cidade do Recife - PE. O bairro tem área territorial de 340 hectares², e situa-se entre os bairros de Iputinga e Zumbi, também está ligado ao bairro de Casa Forte por uma passagem sobre o rio Capibaribe (Figura 1). Possui uma população residente de 41164 habitantes, 18416 do sexo masculino (44.74%), e 22748 do sexo feminino (55.26%).
A taxa de alfabetização da população com idade acima de 10 anos é relativamente alta, atingindo 95.3%. Apresentando taxa média geométrica de crescimento anual da população de 0.93%, entres 2000 e 2010. Com densidade demográfica de 121.02 habitantes por hectare, com média de

Relacionados