trabalhos
01. Considere a maneira pela qual Émile Durkheim define os fatos sociais.
... consistem em maneiras de agir, de pensar e de sentir exteriores ao indivíduo, dotadas de um poder de coerção em virtude do qual se lhe impõem.
DURKHEIM Émile, As Regras do Método Sociológico. 9ª Ed.
São Paulo: Cia. Editora Nacional, 1978. p. 3.
Marque a alternativa correta.
A. ( ) De acordo com Durkheim, cabe apenas à consciência coletiva e às sanções repressivas garantirem a solidariedade das sociedades modernas.
B. ( ) Segundo Durkheim, as sanções repressivas são as únicas compatíveis com o tipo de solidariedade caraterístico das sociedades modernas.
C. ( ) Para Émile Durkheim, as sanções restitutórias ganham importância crescente à medida que a divisão social do trabalho torna-se o fator por excelência da solidariedade social. D. ( ) Conforme Durkheim, é a divisão social do trabalho que garante a coesão social e moral das sociedades primitivas. 02. Considere a seguinte passagem da obra de Max Weber.
... de acordo com a ética quaker é a vida profissional do homem que lhe dá certo treino moral, uma prova de seu estado de graça para a sua consciência, que se expressa no zelo e no método, fazendo com que ele consiga cumprir a sua vocação. Não é um trabalho em si, mas um trabalho racional, uma vocação que é pedida por Deus. Na concepção puritana da vocação, a ênfase sempre é posta neste caráter metódico da ascese vocacional ...
WEBER, Max. A ética protestante e o espírito do capitalismo. 6ª Ed. São Paulo: Biblioteca Pioneira de
Ciências Sociais, 1992. p. 115.
Marque a alternativa correta.
A. ( ) De acordo com Weber, a ação racional referente a valores passou a predominar tão logo o capitalismo e a burocracia modernos se firmaram no seio das sociedades ocidentais. B. ( ) Conforme Weber, a ação racional referente a fins é componente essencial do tipo de ética predominante nas sociedades modernas.