trabalhos

Páginas: 7 (1573 palavras) Publicado: 15 de maio de 2014

Engenharia Civil



Grandes obras da engenharia “Viaduto de Milau”
Aluno: Marcelo Nunes
















Jequié 2014

Introdução
O “viaduto de milau” em francês Viaduc de Millau é uma grande ponte suspensa por cabos que facilita a travessia do vale do rio Tarn, próximo de Millau, no sudoeste da França. Projetada pelo arquiteto inglês Norman Foster e pelo engenheirofrancês especializado em pontes Michel Virlogeux, tem 343 metros de altura. Foi inaugurada em 14 de dezembro de 2004 e aberta ao tráfego dois dias depois.
A ponte situa-se perto de Millau. Antes da sua construção, o tráfego de veículos entre Paris e Barcelona tinha de descer até o vale do rio Tarn, causando pesados congestionamentos, principalmente na época das férias de verão. A ponte agoraatravessa o vale pelo ponto mais alto, formando a última ligação entre Clermont-Ferrand, a região do Languedoc  e a Espanha, reduzindo consideravelmente o custo de transitar por esta rota.






















Jequié 2014


Tecnica utlizada para a construção
Empresa responsável: Eiffage TP;
Segmento de mercado: a empresa Eiffage TP atua na construção de obras de estrada, linhade bonde e na construção de pontes;
Empreendimento: Ponte estaiada apresentando um pilar com altura de até 245m e vãos repartidos como a seguir: 6x342m e 2x204m. Largura do tabuleiro: 32m; 
Sistemas construtivos: 
• Pilares: concreto moldado no local
• Tabuleiro: peças de aço pré-fabricadas montadas no local
• Mastros: aço pré-fabricado 

Os estudos preliminares para implantação do Viadutode Millau tiveram início em 1987, por órgãos do governo francês, escritórios técnicos privados de consultoria e especialistas internacionais. Duas opções para cruzar o vale foram estudadas: uma baixa, com uma ponte estaiada clássica sobre o Tarn, viadutos em curva e túneis; e a opção alta, com um único viaduto. 









MétodosMontagem dos pilares: Os pilares foram construídos todos ao mesmo tempo a fim de otimização de tempo de construção. Eles foram moldados no local com formas deslizantes. Os pilares são vazios para economia de concreto e razões estruturais (o concreto no centro do pilar quase não participa da resistência ao momento que é a mais crítica). A fôrma exterior era fixada sobre trilhos e com ajuda de êmbolo eraelevada de 4 em 4 metros. A fôrma interior era elevada com a grua montada junto com o pilar. Na foto a seguir pode ver-se em amarelo abaixo da forma os trilhos com a ajuda dos quais a fôrma era levantada.
 



O posicionamento minucioso das fôrmas era realizado graça a aparelhos GPS que permitiam ter uma precisão de 5mm na colocação das fôrmas. Esse ponto foi crucial para a realização dessespilares dado a altura apresentada por eles. Um problema importante que apareceu para montar esses pilares foi o sol batia sempre do mesmo lado o isso causava uma dilatação do concreto de um lado do pilar. Para não considerar esses efeitos os pilares foram construídos tortos para que ficassem retos no final.


Construção do tabuleiro: Quando abriu a licitação para essa obra, o projeto já estavapronto mas ele deixava pendente à construtora os métodos construtivos. O originalidade da Eiffage TP foi de montar um projeto de tabuleiro de concreto e um com aço a fim de comparar as duas alternativas. 
Resultou que a solução do tabuleiro aço foi escolhida para as seguintes razões: 
-A estrutura ficou mais leve e mais fina (36.000 toneladas para a solução aço e 120.000 toneladas para asolução concreto);
-O tempo de construção foi diminuído;
-Mais segurança na realização da obra (pré montagem em usina, lançamento desde plataforma, somente 4% de trabalhos em elevação);
-Diminuição do númeo de estais e da importância da fundações;
-Redução da altura do tabuleiro (4,20m para a solução aço contra 4,60m para a solução concreto); 
-Redução dos custos;

A realização das peças de aço...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • TRABALHO DE TRABALHO
  • Trabalho de Trabalho
  • trabalho para trabalho
  • trabalho de trabalho
  • Trabalho é trabalho
  • Trabalhos de trabalhos
  • TRABALHOS E MAIS TRABALHOS
  • Trabalho Trabalho

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!