Trabalhos

Páginas: 5 (1115 palavras) Publicado: 8 de abril de 2014

Índice

Introdução............................................2
A produção do lixo...............................2
Riscos causados pelo lixo....................2
A importância da reciclagem................3
Coleta seletiva......................................4
Lixos recicláveis e não recicláveis........5
Finalização............................................6Fontes...................................................7
















Introdução


O lixo urbano atinge o mundo inteiro, desde sua produção até o seu descarte. A produção de lixo causa liberação de gases que poluem águas subterrâneas e superficiais e também causam o efeito estufa. Como o homem e o ambiente estão interligados, existe uma preocupação do homem moderno com a qualidade de seu meioambiente. Porém, mesmo com esta preocupação, existe pouca conscientização sobre o descarte do lixo.
Este fenômeno é consequência da utilização de produtos descartáveis, aumento da população e também o consumo de produtos modernos que são substituídos em curtos períodos.
O lixo também é um problema socioeconômico, já que grandes quantidades de dinheiro são utilizadas para coleta e tratamento dolixo urbano. Sobre o aspecto social, vários indivíduos são afetados pela concentração de lixo a cidade.


A produção do lixo


A produção do lixo vem das mais distintas formas, e são classificadas em:
Domiciliar: alimentos, papeis, plásticos, vidros, papelão, produtos deteriorados, entre outros.
Industriais: cinzas, metais, madeira, borracha, resíduos alcalinos, etc.
Hospitalares:seringas, agulhas, curativos, ataduras, embalagens.
Tecnológico: computadores, celulares, pilhas, aparelhos eletrônicos em geral.


Riscos Causados pelo lixo


O lixo contribui para a poluição da água, do ar, dos solos, entupimento de bueiros, proliferação de insetos, entre outros. Isso reduz o número de recursos naturais, além de provocar risco à saúde.
Quando acumulado por muito tempo olixo passa a ser decomposto por uma bactéria anaeróbica que produz chorume, que é mais poluente do que esgotos. O chorume dissolve substâncias como tintas e outros metais pesados, e agride o solo, impedindo o crescimento de plantas e pode chegar aos lençóis freáticos em dias de chuva, contaminando a água.
O descarte incorreto do lixo também impacta em nosso dia a dia, como entupimento de bueirosque podem causar enchentes em dias chuvosos.
Sobre a saúde, algumas das doenças causadas pelo lixo são: Leptospirose, Dengue, Febre Tifoide, Cólera, Disenteria, Peste Bubônica, entre outros.


A importância da reciclagem


Devido a grande quantia de lixo, reciclar se torna uma atitude cada vez mais  importante para a manutenção da saúde do planeta e das pessoas.

Reciclagem éo nome dado ao processo de reaproveitamento de objetos usados para confecção de novos produtos.
O processo de reciclarem gera riquezas, já que algumas empresas usam o procedimento como uma forma de reduzir os custos e também contribui para a preservação do ambiente. Os materiais mais reciclados são o papel, o plástico, o vidro e o alumínio.
A reciclagem também surge como uma solução para odesemprego no cenário socioeconômico, uma vez que muitos desempregados encontram neste setor uma forma de sustentar suas famílias. No Brasil, existem em grande número de cooperativas de catadores de alumínio e de papel.
O alumínio pode ser reaproveitado totalmente. Ele é derretido e retorna para as linhas de produção das empresas fabricantes de embalagens.
Como as cidades com grande crescimento dapopulação não tem locais para instalar seus depósitos de lixo, a reciclagem é uma solução economicamente viável. 
Na zona rural, ocorre à reciclagem do chamado lixo orgânico que seriam restos de alimentos. Esses “restos” são utilizados para fabricação de adubo orgânico que é utilizado para preparar o solo das plantações.

Ao reciclarem, os seres humanos estão contribuindo para um...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • TRABALHO DE TRABALHO
  • Trabalho de Trabalho
  • trabalho para trabalho
  • trabalho de trabalho
  • Trabalho é trabalho
  • Trabalhos de trabalhos
  • TRABALHOS E MAIS TRABALHOS
  • Trabalho Trabalho

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!