Clara dos anjos

Páginas: 3 (647 palavras) Publicado: 8 de abril de 2014
Biografia e dados do Livro:
Clara dos Anjos de Lima Barreto, sua primeira edição é de 1948, editora Atica. É um livro póstumo do escritor brasileiro Lima Barreto, pertencenteao pré-modernismo brasileiro. Concluído em 1922, ano da morte do autor, foi publicado em 1948.

Analise do Enredo:
O romance Clara dos Anjos é uma acusação contra a dureza do preconceito racial e social, sofridos na pelede uma jovem moradora do subúrbio carioca. Sua composição de vida é o desfecho de uma triste sina que representa a de todas as outras jovens de sua classe: ser mulher, mulata e pobre. Um dia Clara seapaixona pelo malandro Cassi Jones, um jovem ignorante. Devido a suas várias aventuras, o pai de Cassi não fala mais com ele, por causa de seus abusos às várias outras mulheres e fins de várioscasamentos. Ai estando o conflito, ela é iludida, seduzida e como as outras, desprezada no fim pelo rapaz de classe media carioca. Os dois se conhecem quando ele, cantor de chorinho, vai tocar no dia de seuaniversário em sua casa. Cassi não era belo e nem virtuoso do violão, mas canta dengoso, meloso e a seduz. Malandro, mau caráter e perigoso, Cassi já havia se envolvido em problemas com a justiçaantes, mas sempre fora acobertado pela sua família, especialmente sua mãe, que não queria que fosse preso. 
Clara engravida e Cassi Jones desaparece. Ela pensa em morrer, abortar, mas convencida pelavizinha, dona Margarida, vão procurar a família de Cassi e pedir “reparação do dano”. A mãe do rapaz humilha Clara, mostrando-se profundamente ofendida porque uma negra quer se casar com seu filho.Analise da Narrativa:
O romance é narrado em 3ªpessoa. Conta à história, e ao mesmo tempo, vai descrevendo os personagens e espaço. É onisciente, foca a condição social, econômica étnica e culturaldos personagens. O autor procura usar uma linguagem simples, se aproximando da língua falada da época. O estilo da narrativa é objetivo, incorporando a linguagem do texto jornalístico, com frases...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Clara dos anjos
  • Clara dos anjos
  • Clara dos Anjos
  • Clara dos anjos
  • clara dos anjos
  • Clara dos Anjos
  • clara dos anjos
  • Clara dos Anjos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!