Trabalhos universitarios

Páginas: 8 (1850 palavras) Publicado: 14 de maio de 2013
Etapa 1
Ler e muito mais do que entender, ler é um ato de raciocinar, e ser questionado pelo mundo e por si próprio, e interferir de forma continua entendendo significados que não aparecem diretamente no texto. A compreensão de um texto se resume na capacidade de interferir nos fatos que não estão claros no texto. E um processo de interação entre o leitor e o texto que se leva em consideração asexperiências e o conhecimento do leitor.

O leitor tem que desfrutar de cada sentido e significado que ele encontra no texto, tem que interagir com o texto, criticar, avaliar, processar as informações. Muitas vezes temos opiniões só ao ler o titulo do texto que só irá se confirmar ao lermos esse texto, que muitas vezes precisara puxar da memória para lembrar-se de algum fato que já aconteceu ouque leu em algum outro lugar e que precisara para compreender essa leitura.

A leitura precisa ter um objetivo, existem coisas que lemos por que queremos outras por que precisamos ler. Para ler e preciso concentração, interação se lançar no texto e esquecer tudo em sua volta, para que o texto possa ter um sentido, e que possamos entender aquilo que o autor quer nos passar.

Etapa 2
Passo1:Gêneros textuais – O que são e suas evoluções.
É sabido que não é de hoje que o homem sempre sentiu a necessidade de se comunicar com os seus semelhantes. Esta inter-relação entre povos e culturas faz-se necessária partindo do pressuposto de que o homem é um ser social, por isso, foram surgindo, desde a invenção da escrita alfabética, por volta do século VII a. C., diversas práticascomunicativas, que foram denominadas, ao longo do tempo pelos estudiosos do ramo, de gêneros textuais.
Os gêneros textuais variam desde um simples diálogo até uma tese científica, e por serem frutos de uma sociedade, são carregados de elementos que caracterizam o contexto em que são empregados. Segundo Marcuschi (2002) “os gêneros textuais são fenômenos históricos, profundamente vinculados à vida cultural esocial. Fruto de trabalho coletivo, os gêneros contribuem para ordenar e estabilizar as atividades comunicativas do dia-a-dia. São entidades sócio-discursivas e formas de ação social incontornáveis em qualquer situação comunicativa (...) os gêneros não são instrumentos estanques e enrijecedores da ação criativa. Caracterizam-se como eventos textuais altamente maleáveis, dinâmicos e plásticos”.
Sãoincontáveis os gêneros textuais e, o tempo todo, escolhemos diversos deles para diversas práticas sociais, seguindo sempre a necessidade temática, a relação entre os interlocutores e a vontade enunciativa. Enquadram-se nesse rol de práticas comunicativas: diálogo face-a-face, bilhete, carta (pessoal, comercial etc), receita culinária, horóscopo, artigo, romance, conto, novela, cardápio derestaurante, lista de compras, aula virtual, piada, resenha, inquérito policial, ofício, requerimento, ata, relatório etc. Hoje, com a “cultura eletrônica”, surgem novos gêneros textuais e novas formas de comunicação (oral ou escrita) como o bate-papo on-line (MSN), blog, twitter (micro blog), Orkut, Facebook, mensagens SMS (celular) etc. Toda essa dinâmica é confirmada quando Marcuschi diz: “(...) osgêneros textuais são fenômenos históricos, profundamente vinculados à vida cultural e social”.
O acesso a diferentes gêneros textuais é de suma importância para criarmos uma “bagagem” textual e, com isso, sabermos escolher cada um deles em dado contexto. Essa bagagem é que nos propicia a escolha adequada de uma produção textual em dada situação comunicativa. Segundo Koch (2009), “construímos, aolongo de nossa existência, uma competência metagenérica, que diz respeito ao conhecimento de gêneros textuais, caracterização e função”. A competência metagenérica nos dá um norte para “quem”, “o quê”, “como escrever/falar”. Por exemplo, não podemos apresentar uma tese científica com uma linguagem informal, ao passo que não tem lógica, em uma mesa de bar com amigos, usarmos uma linguagem poética...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Trabalhos universitarios
  • Trabalhos universitários
  • Trabalhos universitarios
  • Trabalhos universitários
  • Trabalho universitário
  • Trabalhos universitarios
  • Trabalhos universitarios
  • Trabalhos universitarios

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!