TRABALHOS PEDAGOGIA

Páginas: 17 (4111 palavras) Publicado: 29 de junho de 2013


Oralidade


Figura 01: A magia de ensinar
Fonte: Google Imagens



Oralidade é a transmissão oral dos conhecimentos armazenados na memória humana. É o ato de comunicar-se através da fala, sendo uma forma de linguagem. Antes de surgir à escrita, a forma de comunicação e de transmitir conhecimentos eram feitos oralmente. Na oralidade as pessoas interagem e agem uns com osoutros em uma junção de elementos gestuais e expressivos. Tanto a oralidade quanto a escrita são práticas sociais de linguagens, pois o ser humano se comunica seja pela fala, gestos e também pela escrita.

Ensinar oralidade na escola não é ensinar a fala cotidiana. Na escola a criança aprende o português ortográfico associado à aquisição da escrita envolvendo a linguagem formal. É precisoensinar na escola de forma planejada e sistematizada. Lamentavelmente, ainda na educação atual a reflexão sobre a fala se restringe ao período de alfabetização. A preocupação com o desenvolvimento da oralidade dos alunos é muitas vezes deixada de lado nas séries seguintes do Ensino Fundamental e Médio.

A oralidade está presente no nosso cotidiano, tornando uma aprendizagem também cultural.Criou-se o costume de dar ênfase que temos que ensinar as crianças a ler e escrever, como se falar e ouvir não tivesse importância, em outras palavras, que a linguagem oral já fosse suficiente pra a comunicação e aprendizagem.

Várias mudanças ocorreram no âmbito educacional e a oralidade veio contribuir de forma significativa para o desenvolvimento da criança em várias maneiras, como no aspectosocial, pessoal, cultural e na comunicação, facilitando a construção de pensamentos e criatividade. Utilizando de forma correta o aluno aprende a ouvir o próximo, respeitar a fala do outro, organiza as ideias, estimula o raciocínio e consegue expressar seus pontos de vista. Além de ajudar na dicção, cognição e na leitura.

A escola precisa estimular os alunos de todas as faixas etárias a falarem, ouseja, utilizando a linguagem oral. Todas as atividades devem ser trabalhadas de forma intencional, com o objetivo de estimular o aluno a falar, expressar, trabalhar em grupo, respeitar e aprender a conviver com as diferenças. Se o educador quer que seus alunos falem com desenvoltura, precisa ensinar respeitando as etapas, transmitindo uma coisa de cada vez, sempre acompanhando e avaliando todos osprocessos.


Figura 02: Contando história
Fonte: Google imagens

Não se pode cometer o equívoco de pensar que, como os alunos já dominam a fala muito antes da idade escolar, não é mais necessário ensinar outros usos e formas de linguagem oral. Ainda assim, o domínio de um único gênero oral não significa que os demais também jáestejam dominados. Um exemplo é não confundir saber expor um assunto com saber participar de um debate em público, por uma coisa não significa a outra.

“Ensinar língua oral deve significar para a escola possibilitar acesso a usos da linguagem mais formalizados e convencionais, que exijam controle mais consciente e voluntário da enunciação, tendo em vista a importância que o domínio da palavra públicatem no exercício da cidadania.”
(Parâmetros Curriculares Nacionais – Língua Portuguesa – 5ª a 8ª séries, p. 67)
Dimensões que envolvem o desenvolvimento da linguagem oral

1. Valorização de textos escritos de tradição oral

Muitos educadores e autores perceberam a necessidade de valorizar a oralidade dentro da didática escolar, percebendo que a fala está presente em todos os aspectos,inclusive na escrita. Porém, as escolas não têm dado tanta atenção aos profissionais que possuem, deixando de reconhecer as principais prioridades, entre elas de dar à devida atenção as habilidades do uso da fala, principalmente quando a questão é falar em público. Essa é uma deficiência comum em todos os níveis escolares. Claro que não podemos considerar como sendo regra, mas é de fato uma realidade...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Trabalho de pedagogia
  • trabalho pedagogia
  • trabalho pedagogia
  • Trabalhos pedagogia
  • Trabalho de pedagogia
  • Trabalho de pedagogia
  • TRABALHO; O QUE É PEDAGOGIA.
  • trabalhos de pedagogia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!