trabalhos feitos

Páginas: 6 (1273 palavras) Publicado: 2 de setembro de 2014




UNIVERSIDADE ANHANGUERA
CURSO DE PEDAGOGIA
PROFESSORA: VERA
2014


FUNDAMENTOS E METODOLOGIAS DA LINGUA PORTUGUESA

ATPS






Resenha

Variação linguística

De acordo com o texto nós temos a língua portuguesa como uma entidade social, que adquirimos como fala que pertence a todos nós que somos brasileiros. E é essa língua que nos dão umaidentidade e nos faz cidadoes brasileiros.
Conforme essas ideias apontadas no texto, podemos entender claramente que o nosso país é rico em diversidade cultural, a linguagem que usamos é a mesma mas a fala de cada um de nós é diversificada e individualizada, por exemplo; ouvir uma pessoa de são Paulo , rio de janeiro, Bahia entre outros. Todas essas pessoas tem uma forma de falar que vem de cadalugar desse país, mas a escrita é a mesma para todos, que é o português brasileiro.
Na visão do autor; “a língua portuguesa falada no Brasil apresenta uma unidade surpreendente.” (Bagno, 2005, p.15). Para o autor o mais serio dos mitos uma vez não reconhecidos a diversidade linguística no Brasil, as pessoas que falam essa variedade são vitimas de discriminação. Com isso entra a escola tentandocolocar suas normas linguísticas como se fosse a linguagem correta de todos. Mas temos que entender que por uma diferença de classe social, existe também uma variação linguística, por que ambas tem uma forma especifica de se expressar, como a nossa diversidade cultural de linguagem, somos capazes de interagir com outras culturas, que sem ao menos perceber que a nossa linguagem é alterada de acordocom a região que estamos, acabamos adquirindo também as formas diversificadas de falar de acordo com a região.
Por isso aqui no Brasil é muito natural o grande numero de variações linguísticas. A mesma variação po9de ocorrer em vários níveis, fonético, morfológico, sintático, entre outros, esse níveis podem estar vinculados a três fatores: geográficos, sociais, socioculturais e contexto.
Ocontexto, por exemplo, mostra como é diferente a forma como a pessoa fala no seu ambiente de trabalho e em sua própria casa, partido disto já vê uma variação.
Nas diferenças de idades, mostra-se também uma variação linguística, por exemplo; a fala dos jovens é caracterizada em gírias especificas da idade, e grupos que entra, e claro, épocas. Mas podemos perceber com o passar do tempo que essesjovens vão crescendo e vão se tornando adultos, essas gírias vão envelhecendo com eles.
Existe também variação entre homem e mulher. E mostra de certa forma um preconceito; que a mulher usa mais a pergunta no final de uma afirmação, pra poder manter a interação com o outro, coisa que o homem não faria. São diversos exemplos que mostram isso, a diferença entre os dois. Os homens costuma usar umapouca mais as gerias durante a sua comunicação, já a mulher não usa tanto esse vicia de linguagem durante a sua comunicação assim mostra o texto ( Lowe e graham, 1998,p,37).
O texto aponta também que não existe certo ou errado em relação a diversidade de linguagem, ou seja se uma pessoa tem um sotaque que vem de acordo com a região de onde ela nasceu, não podemos dizer que elas esta falandoerrado. Mas temos que prestar atenção se a escrita esta de acordo com o português brasileiro. Se o mesmo estiver certo não tem nenhum problema a forma como ela se comunica.
Portanto não existem errado, as pessoas se comunicam de acordo com sua região de origem, grupos sociais, idades, entre outros.








TABELA:
AS DIFERENÇAS DE LINGUAGEM E ESCRITAFALA ESCRITA
PULSERA
PULSEIRA
SUTAQUE
SOTAQUE
BLIBLIA
BIBLIA
MORTANDELA
MORTADELA
ALCOLOTRA
ALCOÓLATRA
FLORECENTE
FLUORECENTE
CAMINHONEIRO
CAMIONEIRO
LANTEJOLA
LANTEJOULA
MANTEGA
MANTEIGA









Conceitos:

Precariedade no domínio da leitura e escrita
Dificuldades no processo de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • trabalhos feitos
  • Trabalhos feitos
  • Trabalhos feitos
  • trabalho feito
  • Trabalhos feitos
  • Trabalhos feitos
  • trabalho feito
  • Trabalhos feitos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!