trabalhos academicos

Páginas: 5 (1117 palavras) Publicado: 23 de outubro de 2013

FACULDADE PITAGORAS
BACHARELADO EM ENFERMAGEM
DISCIPLINA: BIOÉTICA E LEGISLAÇÃO
DOCENTE: LEONARDO CORRÊA
DISCENTES: ALINNE CAMPOS
HOSANA OLIVEIRA
JÉSSICA CERQUEIRA
KARLA RODRIGUES


KIPEL, ANNA. SCHMITT, JANAÍNA. MATIOLA, LACI.  PETERNOLI, TATIANA.Transfusões deSangue: Questões Éticas, Legais e Tecnológicas. Caderno de Publicações Acadêmicas, Instituto Federal de Santa Catarina 2009, Nº 01, Vol 01.

A transfusão sanguínea é entendida até os dias atuais como a alternativa mais praticada no que diz respeito à qualidade física do paciente,porém um alto número da população ao redor do globo diverge quanto à essa forma de tratamento por motivos éticos,religiosos e científicos, abrangendo toda a equipe de saúde exigindo da mesma formas terapêuticas alternativas no intuito de preservar a individualidade moral, ética e religiosa de cada paciente ou até mesmo os expor a riscos provenientes de tal procedimento (BEUMLEY, 1999).

Todo o paciente está assegurado mediante preceitos legais (BASTOS , 2000), de abster se da prática dehemotransfusão uma vez que é de seu direito a escolha de fazer ou não constituindo dessa forma o princípio da legalidade,




proporcionando ao paciente a seguridade de não expô los ao submetê los a essa intervenção(BRUMLEY et al, 1999 ; BASTOS, 2000).

Cientificamente falando tanto a equipe de saúde quanto a população vê a transfusão como a mais eficiente ou muitas vezes a únicaalternativa que viabiliza a integridade fisiológica do paciente ainda que esta esteja acompanhada de danos. A educação progressiva dos paciente instruindo os no sentido da hemoterapia contribuiria diretamente com algumas transfusões em um dado momento irrelevantes( BRUMLEY, 1999).
A cerca da bioética, esta capaz de subjulgar as condutas dos profissionais de saúde se faz intrínseco quanto a discussãodas transfusões, uma vez que é explorada do ponto de vista dos valores e princípios morais(COHEN, 1997). Nesse caso , o cumprimento da tomada de decisões dos profissionais de saúde é primordial de modo que a todo instante é recorrido em atitudes(SERAPIÃO, 2000,p.128).
Segundo Cohen(1997, p.6) quando arguindo sobre a quem compete a vida do ser humano, menciona que a mesma deva pertencerao próprio indivíduo, à sociedade ou a Deus. Se a vida for pertencente ao ser humano o mesmo deve então decidir sobre seu corpo e estados fisiológicos. Entretanto se cabe a sociedade, então se depreende do código de ética médica ,que se submeter a alterar a atitude diante de risco de morte (COHEN, 1997).
A dependência médico – paciente e o sigilo profissional são as principais bases para aprática ética da medicina (PEREIRA, 1997,p.6). A principal questão da bioética é o consentimento da autonomia que cada qual tem sobre si. Na medicina, é correto dizer que o paciente quando ciente de suas faculdades mentais(ALIGIERI,1996),tem prerrogativa à privacidade,à confiança,à verdade e escolha de se submeter ao tratamento ou não.
Quanto à pesquisas realizadas no âmbito científico,constatou se através de estudos que é possível excluir a necessidade de de hemotransfusão com métodos alternativos uma vez que exista a circulação de glóbulos vermelhos bastante para o transporte de oxigênio necessário aos tecidos(SOUZA E ELIAS, 2003). Os mecanismos são incentivados com o objetivo de conter os fatores de riscos específicos que contemplem as infecções transmitidas pelas hemotransfusões ,contactadas nas reações de incompatibilidades do sistema ABO(ALIGIERI,1996; MAGNO 2004).



Conforme Aligieri(1996,p.50) traz em um artigo de sua autoria sobre as testemunhas de Jeová, as quais se recusam a receber transfusão sanguínea por motivos religiosos. A negação é proveniente de uma passagem bíblica a qual se refere que o sangue significa alma, dessa maneira caracterizando a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Trabalhos academicos
  • trabalhos academicos
  • Trabalhos academico
  • Trabalho academico
  • Trabalhos academicos
  • Trabalho academico
  • trabalho academico
  • Trabalho Academico

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!