Trabalhooo Filosofia

316 palavras 2 páginas
“ditar ordens” ditador era o magistrado que detinha temporariamente plenos poderes, após ser eleito para enfrentar situações excepcionais, como, por exemplo,os casos de guerra. Seu mandato era limitado a seis meses, embora houvesse a possibilidade de renovação, dependendo da gravidade das circunstâncias. características: § Eliminação da participação popular nas decisões políticas – o povo não tem nenhuma participação no processo de escolha dos ocupantes do poder político. Não existem eleições periódicas (ou, quando existem, são eleições fraudulentas ) e são proibidas as manifestações públicas de caráter político.
§ Concentração do poder político – o poder político fica centralizado nas mãos de um único governante (ditadura pessoal) ou de um órgão colegiado de governo (ditadura colegiada). Geralmente, o ditador é membro do poder executivo. O poder legislativo e o poder judiciário são aniquilados ou bastante enfraquecidos.
§ Inexistência do Estado de direito – o poder ditatorial é exercido sem limitação jurídica. As leis só valem para a sociedade. O ditador está acima das leis. E, nessa condição, costuma desrespeitar todos os direitos fundamentais do cidadão, principalmente o direito de livre expressão e a liberdade de associação política.
Além das características anteriores, as ditaduras se sustentam mediante dois fatores essenciais: Ø fortalecimento dos órgãos de repressão – as ditaduras montam um forte mecanismo de repressão policial destinado a perseguir brutalmente todos os cidadãos considerados adversários da ditadura. Esses órgãos de repressão espalham pânico na sociedade, implantam um verdadeiro terrorismo de Estado, utilizando terríveis métodos de tortura a de morte. Ø controle dos meios de comunicação de massa – as ditaduras procuram controlar todos os meios de comunicação de massa, como programas de rádio, a de televisão, espetáculos de teatro, filmes exibidos pelo cinema, jornais a revistas etc. Monta-se um departamento autoritário de censura oficial

Relacionados