Trabalhoidademodernahue

880 palavras 4 páginas
1- Introdução ao assunto e contextualização
O período de idade moderna que iremos falar seria a época marcada pelo inicio do capitalismo, que já teria surgido tempos antes por causa das cruzadas, das caravanas em busca de mercadorias e dos comércios que iam surgindo em volta dos castelos, que seria o mercantilismo. Com a transição do feudalismo para o capitalismo, dada pela decadência do regime feudal por causa das diversas crises, como pestes, guerras e a ascensão da burguesia, iniciou-se a busca de novas rotas comerciais, levando as grandes navegações e a descoberta de um novo continente. Essa fase é marcada pela presença de um capitalismo inicial, ainda que nos moldes feudais, e o capitalismo comercial, onde os povos europeus começam a explorar o novo mundo e classe social da burguesia é criada. Já a segunda fase é ambientada pela primeira revolução industrial, onde a sociedade se vê dividida entre burguesia, classe media e proletariado. Diante disso nós iremos abordar como era o trabalho durante essas fases.
2- Trabalho na primeira fase
No inicio da idade moderna a sociedade era dividida basicamente por nobres, clero e servos, então o trabalho era uma atividade realizada ou pelos servos, trabalhando em lavouras ou em outras atividades agrícolas, ou pelos comerciantes nas feiras e caravanas. Portanto, o trabalho ainda era uma atividade designada apenas às classes mais baixas, mas com as Grandes Navegações e o surgimento da burguesia a sociedade sofre uma forte mudança, que seria o fim dos estamentos sociais, ou seja, as pessoas começaram a mudarem suas situações na sociedade. Isso se deveu pelo fortalecimento do capitalismo devido à exploração do novo mundo. Através do trabalho, seja em uma pequena manufatura ou mesmo tentando a sorte no novo mundo, a vida das pessoas começou a mudar.
3- Trabalho na segunda fase
A segunda fase da idade moderna tem inicio com a primeira revolução industrial, que não se resume apenas numa grande evolução das técnicas de produção

Relacionados