TRABALHOECOIND1

1963 palavras 8 páginas
FEAD – FACULDADE DE ESTUDOS ADMINISTRATIVOS DE MINAS GERAIS

ECONOMIA INTERNACIONAL

MERCOSUL

COMPONENTES:
AMANDA ROCHA DE OLIVEIRA MONTEIRO – RA: 398288
JOSÉ RICARDO N. SILVA – RA: 857698
GUILHERME H.Q. SOARES -504839

BELO HORIZONTE
2012
FEAD – FACULDADE DE ESTUDOS ADMINISTRATIVOS DE MINAS GERAIS

ECONOMIA INTERNACIONAL

MERCOSUL

Trabalho apresentado como requisito de avaliação parcial à disciplina Economia
Internacional do curso Ciência Econômica da FEAD- Faculdade de Estudos Administrativos de Minas Gerais
Tutora: Renata Vieira

BELO HORIZONTE
2012
SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 1
O MERCOSUL 2
ENTRADA DA VENEZUAL NO MERCOSUL 4
INTEGRAÇÃO ECONOMICA 5
BIBLIOGRAFIA 7

INTRODUÇÃO

O crescente processo de globalização tem despertado o interesse dos países na formação de blocos econômicos para o fortalecimento de suas economias e, assim, verem atendidos os anseios da população interna num processo economicamente sustentável, que maximize as riquezas e reduza as desigualdades sociais dos povos que formam as comunidades de cada nação.

MERCOSUL foi criado com o objetivo de que os países integrantes unam esforços para um mercado comum que implique a livre circulação de bens, serviços e fatores produtivos, o estabelecimento de uma tarifa externa comum e a adoção de uma política comercial diante de terceiros Estados ou blocos econômicos.
Este trabalho vem apresentar as implicações para o bloco econômico da entrada da Venezuela ao MERCOSUL bem como analisar se o mesmo estará apto a completar todas as fases da integração econômica.

O MERCOSUL

O Mercado Comum do Sul (MERCOSUL) foi criado em 26/03/1991 com a assinatura do Tratado de Assunção no Paraguai. Em dezembro de 1994 foi aprovado o Protocolo de Ouro Preto, que estabeleceu a estrutura institucional do MERCOSUL e conferiu personalidade jurídica internacional ao bloco. Finalizou-se, assim, o período de transição, com a adoção dos instrumentos fundamentais de política

Relacionados