TrabalhoCitoesqueleto

462 palavras 2 páginas
Trabalho Citoesqueleto
Entrega: 20/08/2013
Questão 1- Cite e caracterize os componentes do citoesqueleto, quanto à constituição e à função dentro das células.
Questão 2-Descreva a participação dos microfilamentos de actina e microtúbulos durante a divisão celular.
Questão 3- Explique a hipótese de que os filamentos intermediários contribuíram para o surgimento dos organismos multicelulares.

filamentos intermédios - formados por subunidades de vimentina ou lamina, entre outras proteínas muito heterogéneas, estes filamentos são encontrados por toda a célula. Um tipo de filamento intermédio forma a lâmina nuclear, um emaranhado de fibras logo abaixo da membrana interna do envelope nuclear, enquanto outros fornecem força mecânica estendendo-se através do citoplasma e associando-se aos desmossomas que unem células vizinhas;
Questão 4- Descreva a organização dos microtúbulos em cílios e centríolos.
Questão 5-Defina proteínas motoras e cite as proteínas motoras associadas a microtúbulos e microfilamentos de actina respectivamente.

5 - As diferentes atividades do citoesqueleto dependem de três diferentes tipos de filamentos protéicos:
Filamentos de Actina Microtúbulos Filamentos Intermediários
Citoesqueleto
Tipos de filamentos protéicos do citoesqueleto
Cada tipo é formado a partir de uma subunidade protéica diferentes: actina nos filamentos de actina, tubulina nos microtúbulos e uma família de proteínas fibrosas, como vimentina e lâmina nos filamentos intermediários.
Os microtúbulos são estruturas rígidas que normalmente apresenta uma das estremidades ancorada a um único centro organizador de microtúbulos chamado centrossomo (uma estrutura geralmente localizada ao lado do núcleo próximo do centro da célula) e a outra livre no citoplasma. Em muitas células, os microtúbulos são estruturas altamente dinâmicas que podem aumentar ou diminuir em comprimento pela adição ou perda de subunidades de tubulina. Proteínas motoras se movem de uma direção a outra ao longo dos

Relacionados