Trabalho

Páginas: 18 (4358 palavras) Publicado: 30 de março de 2015
Etapa 1
- O significado da palavra “administração”:
A palavra administração significa direção, gerência. Ela é utilizada para administrar ou gerenciar negócios, pessoas ou recursos, visando alcançar algo, como metas e objetivos, por exemplo. É uma área do conhecimento fundamentada em um conjunto de princípios, normas e funções focadas para organizar e maximizar lucros e rendas ou adequarqualquer prestação de serviço. A sua prática, especialmente no mundo das organizações, está associada a ideia-força de melhorar o desempenho através do treinamento sistemático.


- Variáveis da Administração no decorrer da história:
Sabe-se que a história da Administração iniciou-se num tempo muito remoto, aproximadamente no ano 5.000 a .C, na Suméria, quando os antigos sumerianos procuravam melhorarsuas maneiras de resolverem os problemas práticos. Depois, no Egito, Ptolomeu dimensionou um sistema econômico planejado que não poderia ser operacionalizado sem uma administração pública sistemática e organizada. Houve, em seguida, na China de 500 a.C, a necessidade de adotar-se um sistema organizado de governo para o império, a Constituição de Chow.

Outras raízes históricas podem serapontadas, como as instituições otomanas, pela forma de como os seus feudos eram administrados. Na Idade Média, tem-se os católicos destacando-se como administradores natos. Os mercantilistas ou fisiocratas franceses, que valorizavam a riqueza física e o Estado, pois ao lado das reformas fiscais preconizavam uma administração sistemática, especialmente no setor público.

Embora cada época, ou país, tenhacumprido uma evolução própria da administração, até alcançar as soluções compatíveis com suas necessidades, algumas dessas soluções são mundialmente conhecidas, seguidas e celebradas. Contudo, deve-se destacar a Igreja Católica Romana e as Organizações Militares como duas instituições que marcaram a evolução histórica da administração.

A Igreja Católica Romana pode ser considerada a organizaçãoformal mais eficiente da civilização ocidental. Através dos séculos, ela vem mostrando e provando a força de atração de seus objetivos, a eficácia de suas técnicas organizacionais e administrativas, espalhando-se por todo mundo e exercendo influência, inclusive sobre os comportamentos das pessoas, ou seja, os seus fiéis.

Enquanto isso, as Organizações Militares acabaram por evoluir das displicentesordens dos cavaleiros medievais e dos exércitos mercenários dos séculos XVII e XVIII, até os tempos modernos com uma hierarquia de poder rígida e adoção de princípios e práticas administrativas comuns a todas empresas da atualidade.

Muitos filósofos, pensadores e estudiosos deixaram importantes contribuições para a história da administração. Filósofos gregos, como Platão (429 a. C. – 347 a. C.)discípulo de Sócrates, e Aristóteles (384 a. C. – 322 a. C.), discípulo de Platão. Ambos deixaram contribuições para o pensamento administrativo do Século XX. Platão preocupou-se com os problemas de natureza política e social relacionados ao desenvolvimento do povo grego. Aristóteles impulsionou o pensamento da Filosofia e no seu livro Política estudou a organização do Estado.

Mas, foi apenascom o surgimento da Revolução Industrial, que ocorreu no final do século XVIII e se estendeu ao longo do século XIX, que ocorreram rápidas e profundas mudanças econômicas, sociais e políticas, causando o surgimento da empresa e da administração moderna. A Revolução Industrial teve início na Inglaterra, com a invenção da máquina a vapor, que em seu processo de aplicação provocou um enorme surto deindustrialização, estendendo-se rapidamente por toda a Europa e Estados Unidos.

A Revolução Industrial desenvolveu-se em duas fases distintas. A primeira fase vai de 1780 a 1860, e é tida como a revolução do carvão, onde esse era a principal fonte de energia, e do ferro, como principal matéria-prima. É nesse período que se tem a introdução da máquina de fiar no tear hidráulico e, posteriormente,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • TRABALHO DE TRABALHO
  • Trabalho de Trabalho
  • trabalho para trabalho
  • trabalho de trabalho
  • Trabalho é trabalho
  • Trabalhos de trabalhos
  • TRABALHOS E MAIS TRABALHOS
  • Trabalho Trabalho

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!