Trabalho

Páginas: 17 (4180 palavras) Publicado: 12 de novembro de 2013
NELSON TRAD FILHO Prefeito Municipal
Foi eleito vereador por Campo Grande em 1992 e reeleito sucessivamente em 1996 e em 2000. No biênio 2001/2002 presidiu a Câmara Municipal.
Em 2002, elegeu-se Deputado estadual mais votado, com 36283 votos. Em 2003, se transferiu para o PMDB, onde se candidatou a prefeito da capital em 2004, vencendo a disputa em primeiro turno com 213 mil votos, queteve como vice-prefeita Marisa Serrano.
Em 2008 foi reeleito Prefeito com 288.821 votos ou 71,41% dos votos válidos.
REFERENCIAIS CURRICULARES PARA O ENSINO FUNDAMENTAL DE 9 ANOS DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO
DE CAMPO GRANDE – MS
A Prefeitura Municipal de Campo Grande tem como uma de suas metas prioritárias a qualidade da educação que oferece aos seus munícipes, e por meio da SecretariaMunicipal de Educação/SEMED, implementa e desenvolve ações que propõem subsidiar o trabalho docente e, conseqüentemente, favorecer a melhoria do processo de ensino e de aprendizagem.
Nesse sentido, a construção do Referencial Curricular para o Ensino Fundamental, que ora apresentamos, teve início em 2005, com vistas a dar apoio ao trabalho pedagógico e ao plano de ensino dosprofessores, e melhorar a qualidade do ensino nas escolas.
O documento foi elaborado pela equipe da Coordenadoria Geral de Políticas Educacionais – CGPE, da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), com o objetivo de sistematizar a proposta curricular apresentada pelos professores atuantes nas escolas da Rede Municipal de Ensino (REME).
Para a elaboração, contou-se com a participação dosprofessores da Rede Municipal de Ensino/REME, os quais, nos encontros para estudos, apresentaram sugestões, cujas propostas foram analisadas e sistematizadas pelos técnicos da Coordenadoria-Geral de Gestão de Políticas Educacionais, que procuraram garantir que permanecesse a essência do currículo pensado pelos profissionais educadores da Rede.
Com a promulgação da Lei n. 11.274, de 6 de fevereiro de2006, que dispõe sobre a duração de nove anos para o Ensino Fundamental, houve, portanto, a necessidade de se fundamentar o referido documento nos aspectos teóricos, metodológicos e organizacionais, visando atender aos pressupostos dessa legislação que fundamentam o Referencial Curricular, que são a busca da totalidade social e histórica da formação do cidadão, compreendida como uma educação queoportuniza aos alunos entenderem o funcionamento dos valores cultural, estético, político e econômico da sociedade da qual faz parte, e conforme o nível de compreensão, em consonância com a política de educação do município de Campo Grande.
O documento foi elaborado pela equipe da Coordenadoria Geral de Políticas Educacionais – CGPE, da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), com o objetivo desistematizar a proposta curricular apresentada pelos professores atuantes nas escolas da Rede Municipal de Ensino (REME).
Este trabalho teve início no ano de 2005, por meio de reuniões, debates, pesquisa nos quais os professores da REME puderam apresentar suas propostas para compor o currículo que queriam desenvolver nas escolas municipais de Campo Grande, Mato Grosso do Sul. Após essaparticipação e contribuição, a SEMED realizou no Programa de Formação Continuada, a síntese das propostas curriculares apresentadas pelos professores, de modo a sintetizar, num único documento, a essência do currículo pensado e elaborado pelos profissionais das escolas da REME.
As respostas sobre o que as escolas desejavam para o currículo permitiram a realização de um trabalho pedagógico em grupo, bemcomo trouxeram novas expectativas para a (re)construção e sistematização do referencial curricular norteador do trabalho didático do professor do Ensino Fundamental da REME.
Ao definir os princípios gerais do referencial curricular da REME, coube aos profissionais da divisão de currículo da Secretaria Municipal de Educação fundamentar e sistematizar essas propostas. Para isso, optou-se por...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • TRABALHO DE TRABALHO
  • Trabalho de Trabalho
  • trabalho para trabalho
  • trabalho de trabalho
  • Trabalho é trabalho
  • Trabalhos de trabalhos
  • TRABALHOS E MAIS TRABALHOS
  • Trabalho Trabalho

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!