Trabalho O.N.T.

293 palavras 2 páginas
Primeiro trabalho O.N.T.

Apesar da diversidade de conceitos presentes na moderna administração, muitas empresas atualmente, ainda optam por versões mais tradicionais em seus modelos de produção. Contudo, a intensidade cada vez maior do fluxo de informações e capitais, torna, muito comum em transnacionais, a adoção de visões menos cristalizadas , apresentando acepções híbridas desses conceitos.

A rede internacional de lanchonetes MCDONALD’S, se encaixa nesse contexto. Ela atua no segmento denominado fast food, e lidera esse mercado há décadas, precisando para tal, se adaptar a novas realidades, que o passar dos anos sempre apresenta.

A marca foi fundada em abril de 1955, Ilinois, Estados Unidos. Está presente em mais de 120 países, possuindo mais de 34 mil lojas ao redor do Mundo. Mais de 80% de seus restaurantes são propriedades de empresários locais, sendo operados pelos mesmos. Conta , em sua maioria, com mão de obra jovem, de pouca ou nenhuma qualificação, o que garante os baixos salários . No mais, disponibilizam aos mesmos, cursos de especialização para que possam alcançar cargos superiores na empresa.

A produção dos alimentos vendidos no McDonald’s, representa a versão taylorista/fordista na culinária, a divisão e a racionalização do trabalho, que se contrapõem ao trabalho artesanal, “artístico”, dos restaurantes. Equipes reduzidas e sem habilitação especial operam equipamentos adaptados a procedimentos padronizados e controlados, onde o tempo destinado à preparação das refeições é todo cronometrado. Seu principal foco é na velocidade e simplificação da preparação dos alimentos. As funções exercidas são, essencialmente, o mero cumprimento de ações previstas em roteiros pré-estabelecidos.

Relacionados

  • Coorporativismo no Brasil
    2133 palavras | 9 páginas