Trabalho O Enigma Kasper Houser Rev 1

1256 palavras 6 páginas
Trabalho de Sociologia

Professor: Marcos Pedro

Alunos: Aylton Oliveira
Beatriz Fernandes
Maria Angélica Pelaggi
Roberta Benamor

Rio de Janeiro, 12 de maio de 2015.

1. Introdução
O filme enfatiza cada ser humano na constituição da pessoa totalmente única (por suas experiências e sua história de vida) e ressalta a importância das práticas culturais no aspecto de desenvolvimento psicológico e psicossocial, buscando selecionar um personagem humano, que no filme é vivido pela personagem Kaspar Hauser, onde esse não correspondia aos padrões de comportamento tidos ou esperados como “normais” dentro da cultura na época em que viveu (séc. XIX).

2. O enigma de Kaspar Hauser
Baseado em fatos reais, o filme se passa em 1928, na cidade de Nuremberg – Alemanha. O personagem viveu até a vida adulta em clausura, tendo contato apenas com um homem, que lhe fornecia pão e água como seu unico alimento e sustento, expondo-o a poucas condições físicas e psicologicas. Este mantinha contato com o mundo exterior apenas por meio de um cavalo de madeira no qual era seu “companheiro” e era a única forma que ele tinha de se sentir menos solitário em que foi posto.
Com a promessa de dar a ele um cavalo maior e mais bonito, passou a ensinar o básico, como a escrever, andar e a repetir os gestos que lhes eram ensinados para que ele pudesse conviver em sociedade a se adaptar aprendendo com mais facilidade o que poderiam vir a ensina-lo. Após “aprender” um pouco de cada coisa, o tal homem libertou Kaspar Hauser do cativeiro em que o mantivera por quase 16 anos aproximadamente, abandonando-o numa praça apenas com a roupa do corpo, uma bíblia, alguns acessórios e uma carta na mão, Hauser ficara ali parado por muito tempo até alguém aborda-lo e o tirar de lá para os cuidados do capitão da cidade.
Nessa carta seu mentor por assim dizer, solicitava ao Capitão da cidade que, cuidasse de Kaspar Hause pois não conseguiria cria-lo pela quantidade excessiva de filhos e pediu para que não o

Relacionados