TRABALHO UNOPAR 4 SEMESTRE

Páginas: 8 (1938 palavras) Publicado: 8 de maio de 2015










































































SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO…………………………………………………………………………1

2. CONCEITO DE ESTRESSE……………………………..…………………………..2 .
2.1. FASES DO ESTRESSE……………………………………………………………..3
2.2. TIPOS DE ESTRESSE……………………………………………………..……….4
2.3. TRATAMENTOS ……………………………………………………………………5

3. CONCLUSÃO...…………………………………………………………………………7REFERÊNCIAS..……………………………………………………………………….……8

ANEXOS ……………………………………………………………………………………..9























1 introdução

O conceito de estresse tem sido amplamente utilizado nos dias atuais, chegando mesmo a tornar-se parte do senso comum. Podemos observar que os meios de comunicação de massa têm veiculado o conceito de forma indiscriminada, o que favorece uma certa confusão a respeito doverdadeiro significado do termo. O estresse passou a ser responsável por quase todos os males que nos afligem atualmente, principalmente em decorrência da vida moderna. Em vista disso, não é de se espantar que tenha havido um crescimento de terapêutas e de programas voltados para o controle do estresse. Muitos desses programas crescem de um embasamento teórico mais aprofundado, enquanto outros sãodesenvolvidos por profissionais sérios e competentes. Alé do interesse científico, também cresceu o interesse econômico em torno do estresse, que pode ser observado tanto na indústria farmacêutica, que vem fabricando numerosos produtos para combatê-lo, como nas companhias de seguro, principalmente norte-americanas. Segundo pesquisas recentes (Robbins, 1993, apud Doublet, 1998), o estresse estárelacionado às queixas de aproximadamente dois terços das consultas medicas realizadas nos Estados Unidos. Além disso, a ele é atribuido um elevado índice de absenteísmo e de licenças médicas nas organizações.






2. COnCEITO DE ESTRESSE

O estresse não é propriamente uma doença e sim um estado do organismo quando submetido ao esforço e à tensão. Numa situação estressante, o corpo sofre reaçõesquímicas normais que preparam o organismo para enfrentar a situação.
O prejuízo entretanto acontece, quando as situações estressantes são contínuas e o organismo começa a sofrer com as constantes reações químicas que se sucedem, sem que haja tempo para a eliminação dessas substâncias e sem o tempo necessário para o descanso e recuperação física emocional.
Hans Selye foi o primeiro estudiosos que tentoudefinir estresse, atendo-se à sua dimensão biológica. De acordo com este autor (1959), o estresse é um elemento inerente a toda doença, que produz certas modificações na estrutura e na composição química do corpo, as quias podem ser observadas e mensuradas. O estresse é o estado que se manifesta através da Síndrome Geral de Adaptação (SGA). Esta compreende: dilatação do córtex da suprarenal,atrofia dos órgãos linfáticos e úlceras gastro-intestinais, além de perda de peso e outras alterações. A SGA é um conjunto de respostas não específicas a uma lesão e desenvolve-se em três fases: 1) fase de alarme, caracterizada por manifestações agudas; 2) fase de resistência, quando as manifestações agudas desaparecem e ; 3) fase de exaustão, quando há a volta das reações da primeira fase e podehaver o colapso do organismo. Selye afirma que o estresse pode ser encontrado em qualquer das fases, embora suas manifestações sejam diferentes ao longo do tempo. Além disso, não é necessário que as três fases se desenvolvam para haver o registro da síndrome, uma vez que somente o estresse mais grave leva à fase de exaustão e à morte.
O estímulo estressos pode desencdear diferentes respostas emdiferentes organismos e dependendo da forma com que o indivíduo responde a este estímulo, pode se transformar num estresse positivo ou negativo. S e a pessoa reage bem, ou seja, apresenta resposta positiva aparece o eustresse, por exemplo, o coração dispara e a respiração fica ofegante quando encontra o namorado, a explosão de alegria ao comemorar um gol, o prazer em realizar uma...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Trabalho 4 semestre unopar
  • Trabalho 4 semestre unopar individual
  • Trabalho individual unopar 4 semestre
  • TRABALHO INDIVIDUAL 4 SEMESTRE UNOPAR
  • Trabalho unopar adm 4° semestre
  • Trabalho individual 4 semestre unopar
  • trabalho 4 semestre contabilidade unopar
  • TRABALHO GRUPO UNOPAR 4 SEMESTRE

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!