Trabalho Teoria Hipod rmica

897 palavras 4 páginas
Teoria da Agulha Hipodérmica

Disciplina: Teoria da Comunicação
Alunas: Camila Rosa, Daniela Vaz, Luliana Zabot e Mariana de Carvalho Dias
Curso: Comunicação Social – Mídia Eletrônica 2015.1
Professora: Maria Angélica

Teoria da Agulha Hipodérmica
“A mídia é vista como uma agulha, que injeta seus conteúdos diretamente no cérebro dos receptores sem nenhum tipo de barreira ou obstáculo”. Gian Danton.

Premissa
A premissa característica da Teoria Hipodérmica é de que a comunicação, como uma agulha hipodérmica, injeta a mensagem diretamente no receptor. O receptor aceitará então totalmente a mensagem e responderá em um padrão previsível. A teoria defende que as mensagens lançadas pela mídia, são como balas mágicas que atingem todos.
Conceito da Teoria
Os indivíduos são compreendidos como átomos isolados, que, fazem parte de um corpo maior, a massa, criada pelos meios de comunicação. Isso tornaria impossível a emergência de respostas individuais ou discordantes do estímulo. Ao enviar um estímulo em uma propaganda, por exemplo: receptores teriam como resposta o comportamento desejado pelos emissores, desde que o estímulo fosse aplicado de maneira correta.
Sendo assim:
Emissor ⇨ Ativo
Receptor ⇨ Passivo
Período
Embora sua origem exata permaneça desconhecida, a Teoria Hipodérmica parece ter ganhado destaque na década de 1920. Ela alcançou aceitação quase total durante as décadas de 1930 e 1940, antes de ser desacreditada em grande escala pelos teóricos progressistas na década de 1950.
Harold Dwight Lasswell
É considerado um dos fundadores da psicologia política. Após analisar e estudar os efeitos da mídia nas motivações das duas primeiras guerras mundiais, Lasswell levantou teorias do poder da mídia de massa.
Para contrapor a teoria hipodérmica, em que os meios de comunicação de massa tinham todo o poder sobre o indivíduo. Lasswell iniciou sua análise, conhecida como "análise de conteúdo". Neste estudo o autor afirma que toda mensagem produz em cada

Relacionados