DIRCE ZEFERINO DE ALMEIDA 1148052

449 palavras 2 páginas
DIRCE ZEFERINO DE ALMEIDA 1148052
CURRICULOS E PROGRAMAS
PEDAGÓGIA

AGOSTO
2015

1)

Atualmente, do ponto de vista de uma pedagogia crítica e de uma educação libertadora,

o que o currículo pode contribuir para que seja confirmada a afirmação de Paulo Freire: "a educação é um ato político."?
R: A educação é um ato político e o currículo contribui amplas formas para essa afirmação, pois podemos afirmar ainda que sem a política a nossa educação em nossos dias atuais não teriam as mesmas condições, pois se comparamos a educação atual com a educação de antigamente podemos ver grandes mudanças, e estas aconteceram para melhoria da educação. E ao longo da história observamos também que essas mudanças ocorreram através de muitas lutas políticas e é devido a essas lutas que hoje a nossa educação é democrática.
2)

Quais contribuições nos trazem os novos teóricos, no que diz respeito aos currículos?

Como colocar em prática tais propostas?
R: As contribuições que os novos teóricos nos trazem contribuem com o currículo, sendo o currículo as matérias constantes do dia a dia escolar é o programa é o que indica as matérias a serem estudadas. O teórico Edgar Morin defende a incorporação dos problemas do cotidiano ao currículo e a interligação dos saberes. Já Philippe Perrenaud defende o professor competente, para ele a competência não significa apenas ser capaz de dominar as técnicas, mas também de desenvolver-se cognitivamente, adquirindo habilidades que nos possibilitem solucionar as situações imprevistas que nos apresentam em qualquer situação rotineira, em nossas diferentes situações cotidianas por mais simples que sejam. Em meu ponto de vista as contribuições dos novos teóricos são de suma importância no currículo escolar e devemos colocar essas contribuições em prática em nosso dia a dia escolar. Por exemplo, devemos ter organização e garantir a aprendizagem dos alunos, administrando a progressão do aprendizado de cada educando, projetar trabalhos envolvendo os alunos,

Relacionados