Trabalho Socioeduc

280 palavras 2 páginas
Higiene Corporal

Hoje vamos falar de alguns cuidados ligados à higiene pessoal do idoso, importante para evitar infecções e tratar adequadamente de possíveis lesões. Alguns idosos não tem o costume ou hábito de tomar banho todos os dias ou não fazem adequadamente sua higiene pessoal, como escovar os dentes, lavar os cabelos e quando acamados, se a pessoa responsável pelo seu cuidado não cuidar adequadamente do paciente, ele pode acabar desenvolvendo algumas lesões de pele bem como infecções e problemas até mesmo para dormir já que isso pode causar desconforto ao paciente em questão. É preciso orientar o idoso e seu cuidador sobre a importância de realizar devidamente a higiene pessoal, idosos são mais propensos a adquirir certas infecções justamente pelos problemas de saúde múltiplos que geralmente os acometem e pela diminuição da proteção do sistema imune.
A higiene corporal além de proporcionar conforto e bem-estar se constitui um fator importante para recuperação da saúde. O banho deve ser diário, no chuveiro, banheira ou na cama. Procure fazer do horário do banho um momento de relaxamento.
Algumas pessoas idosas, doentes ou com incapacidades podem, às vezes, se recusar a tomar banho. É preciso que o cuidador identifique as causas. Pode ser que a pessoa tenha dificuldade para locomover-se, tenha medo da água ou de cair, pode ainda estar deprimida, sentir dores, tonturas ou mesmo sentir-se envergonhada de ficar exposta à outra pessoa, especialmente se o cuidador for do sexo oposto. É preciso que o cuidador tenha muita sensibilidade para lidar com essas questões. Respeite os costumes da pessoa cuidada e lembre que confiança se conquista, com carinho, tempo e respeito.

http://www.homeangels.com.br/rj-ipanema/noticias.asp?id=3300

Relacionados

  • fudandamentos
    703 palavras | 3 páginas
  • Ciencias contabeis
    27175 palavras | 109 páginas
  • contestação trabalhista
    106935 palavras | 428 páginas