trabalho social
1. Histórico e Posição do CFESS sobre a Definição Mundial de Trabalho Social da FITS1
AFederação Internacional de Trabalhadores Sociais (Fits), entidade que congrega as associações nacionais representativas de trabalhadores sociais e/ou assistentes sociais, e da qual o Conselho Federal de Servi‑ ço Social (Cfess) faz parte, adota uma definição de trabalho social que pretende ser uma expressão mundial do que é a profissão. Historicamente, esta definição é discutida e aprovada na assembleia da Fits, pelas associações filiadas presentes. A atual definição de trabalho social da Fits2 foi aprovada na assembleia realizada em Montreal, em 2000, e substituiu a definição existente desde 1982.
A posição defendida pelo CFESS e demais associações latino‑americanas na assembleia foi contrária à existência de uma definição mundial com o objetivo de acumular maior discussão e criar maior consenso. Porém essa posição foi derro‑ tada e a definição foi aprovada, com a indicação de sua revisão em dez anos.
Contudo, a revisão não ocorreu na assembleia realizada em 2010, em Hong Kong.
Continua na agenda da assembleia que acontecerá em Estocolmo, de 8 a 12 de julho de 2012.3
Como entidade representativa dos(as) assistentes sociais brasileiros(as), o
CFESS é filiado à Fits e integra a diretoria da Federação.4 O Brasil, em conjunto com as representações da América Latina,5 questiona a necessidade de existência de uma definição mundial, desde que passou a integrar a Fits em 2000, justamente por entender que os processos históricos de surgimento e desenvolvimento do
Serviço Social em cada país são particulares, determinados pelas condições obje‑ tivas, políticas, econômicas e culturais em que se desenvolvem.
1. Não abordaremos neste texto a questão da distinção entre trabalho social e Serviço Social