TRABALHO SOBRE A POLITICA DE HABITA O Grupo Josel Sales de Carvalho CORRIGIDO

715 palavras 3 páginas
Programa Minha Casa Minha Vida, realização de um sonho ou início do pesadelo?

Joselí Sales de Carvalho1, Marcelo Henrique Costa2, Maria de Lourdes de Lourençon3

Resumo

A presente análise busca refletir os conflitos causados pela atual política de habitação adotada pelo governo federal, que resume na construção de casas populares, as chamadas moradias sociais e a criação de conjuntos habitacionais em lugares afastados dos centros urbanos. Tomando como base o artigo publicado na revista Carta Capital pela autora Cláudia Bellante, que discorre sobre o programa Minha Casa Minha Vida, mais precisamente de um novo conjunto habitacional formado na periferia do Rio de Janeiro. Os edifícios são construídos todos de forma padronizada e sem estrutura para comportar uma família que tem dois filhos ou mais, sem contar que os lugares onde são construídos esses conjuntos habitacionais ficam afastados de todas e qualquer acessibilidade às redes de serviços públicos, como escolas, UBS, creches e etc., tornando o sonha o da casa própria em um interminável pesadelo.

Na reportagem Rio Extremo, Claudia Bellante faz uma reflexão sobre a política de habitação, trazendo mais precisamente a realidade de um novo conjunto habitacional em Santa Cruz, Zona Oeste Carioca. Sendo assim podemos refletir que esse conjunto habitacional, igual a vários outros são construídos nas periferias, em estradas rurais, isolados dos centros, através do Programa Minha Casa Minha Vida. Essa aplicação da Política de habitação, não respeita a individualidade dos sujeitos e sua composição familiar, a localização é sempre afastada, faltam investimentos em infraestrutura, esporte e lazer.
 É muito claro que esses apartamentos não foram pensados para as famílias com vários filhos e é muito triste de se ver que uma família por exemplo, onde o casal tem seis filhos tenha que viver dentro de cinquenta metros quadrados, com uma sala, a cozinha, um banheiro e dois dormitórios, aumentando os conflitos

Relacionados