trabalho sobre tratamento de esgoto

Páginas: 13 (3048 palavras) Publicado: 6 de junho de 2015
TRATAMENTO DE ESGOTO
Introdução:
O tratamento de esgotos consiste na remoção de poluentes e o método a ser utilizado depende das características físicas, químicas e biológicas.
Os números impressionam tanto pela quantidade de redes e conexões de água e esgoto disponíveis quanto pelo volume de tratamento.
São cerca de 106 mil litros de água por segundo, para oferecer mais qualidade de vida paramais de 26,7 milhões de pessoas. Isso corresponde a 60 % da população urbana do Estado de São Paulo.
Para se ter uma noção da extensão das redes de distribuição de água e de coleta de esgotos, as tubulações dariam duas voltas ao redor da Terra (se fossem ligadas linearmente).
Os índices de atendimento comprovam o desempenho na expansão dos serviços de saneamento básico. Os dados hoje registradossão equivalentes ou superiores aos de países de primeiro mundo, como a Bélgica, Itália e Reino Unido.
A ampliação do atendimento afeta diretamente a redução da mortalidade infantil e a melhoria da qualidade de vida da população, principalmente quanto ao abastecimento de água, ao lazer e ao turismo.
Antes os serviços de saneamento básico em São Paulo, o índice de mortalidade infantil era de 87crianças, de 0 a 1 ano de idade, para cada grupo de mil, ou seja, 8,7 %. As péssimas condições de saneamento eram apontadas como fator determinante para esta triste estatística. Hoje, o índice caiu para 13,3 óbitos para cada grupo de mil nascidos vivos, ou 1,3 %.
Dados gerais
Na Região Metropolitana de São Paulo, o método utilizado nas grandes estações de tratamento é por lodos ativados, onde há umafase líquida e outra sólida.
O método, desenvolvido na Inglaterra em 1914, é amplamente utilizado para tratamento de esgotos domésticos e industriais. O trabalho consiste num sistema no qual uma massa biológica cresce, forma flocos e é continuamente recirculada e colocada em contato com a matéria orgânica sempre com a presença de oxigênio (aeróbio).
O processo é estritamente biológico eaeróbio, no qual o esgoto bruto e o lodo ativado são misturados, agitados e aerados em unidades conhecidas como tanques de aeração. Após este procedimento, o lodo é enviado para o decantador secundário, onde a parte sólida é separada do esgoto tratado. O lodo sedimentado retorna ao tanque de aeração ou é retirado para tratamento específico.
Geralmente, o esgoto não tratado contém muitos transmissores dedoenças, micro-organismos, resíduos tóxicos e nutrientes que provocam o crescimento de outros tipos de bactérias, vírus ou fungos. Os sistemas de coleta e tratamento de esgotos são importantes para a saúde pública, porque evitam a contaminação e transmissão de doenças, além de preservar o meio ambiente.
Esgoto urbano, deve-se considerar vários aspectos relevantes para obter uma eficiênciafavorável. A princípio, a área onde a Estação de Tratamento de Esgoto – ETE será implantada tem que ser analisada juntamente com outros fatores importantes como topografia do terreno e localização, pois deve estar próxima de um corpo receptor para o lançamento do esgoto urbano tratado, estar afastada da população devido o odor gerado dentre outros transtornos, o solo tem que ser favorável à compactaçãopara evitar maiores gastos com transposição do solo. A profundidade do lençol freático é outro fator relevante devido a contaminação que pode ser causada, para isto deve-se executar sondagens no terreno para averiguar esta distância. A viabilidade financeira é outro fator que, no estudo de implantação, tem que ser levantado para evitar retardamento e paralisação da obra.
O custo para universalizar oacesso aos 4 serviços do saneamento (água, esgotos, resíduos e drenagem) é de R$ 508 bilhões, no período de 2014 a 2033.
Para universalização da água e dos esgotos esse custo será de R$ 303 bilhões em 20 anos.
7 milhões de habitantes ainda não têm acesso a banheiro.
Em 2010, as perdas de faturamento das empresas operadoras com vazamentos, roubos e ligações clandestinas, falta de medição ou...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Trabalho sobre estação de tratamento de esgoto
  • Trabalho Tratamento De Esgoto
  • Trabalho Estação de tratamento de esgoto
  • Trabalho Tratamento de Esgoto.
  • Trabalho Sobre Esgoto
  • Trabalho sobre rede de esgoto
  • Relatório sobre a ete estação de tratamento de esgotos
  • Relatorio sobre estação de tratamento de agua e esgoto

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!