Trabalho sobre Psicologia Educacional

Páginas: 20 (4909 palavras) Publicado: 15 de abril de 2014
PSICOLOGIA EDUCACIONAL

Trabalho referente à matéria Introdução a Psicologia a ser entregue na data de AV1 do curso de Psicologia da Universidade Estácio de Sá, Campus Sulacap.

Professora Elisabete Shineidr






RIO DE JANEIRO
2013






















A principal meta da educação é criar homens que sejam capazes de fazer coisas novas, não simplesmenterepetir o que outras gerações já fizeram. Homens que sejam criadores, inventores, descobridores.

A segunda meta da educação é formar mentes que estejam em condições de criticar, verificar e não aceitar tudo que a elas se propõe.
PIAGET, Jean
RESUMO
O presente trabalho tem a proposta de reunir e organizar informações a respeito de Psicologia Educacional, assim como as práticas referentes a estae teorias relacionadas ao assunto. Tem como foco principal o estudo do tema e a apresentação devidamente entregue no prazo da primeira avaliação de Introdução à Psicologia do curso de Psicologia da Universidade Estácio de Sá.


Palavras-chave: Psicologia Escolar. Educação. Ambiente escolar. Aprendizagem.SUMÁRIO
1INTRODUÇÃO 5
2A PSICOLOGIA 6
3A EDUCAÇÃO 7
4A PSICOLOGIA EDUCACIONAL 8
5O PSICOPEDAGOGO 11
6TEORIAS 12
7MÉTODO ROLE PLAYING 17
8CONSIDERAÇÕES FINAIS 18
ANEXO – ENTREVISTA 19
9REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 21













1 INTRODUÇÃO


A psicologia é a ciência que estuda os processos mentais e o comportamento humano. A educação é a construção doconhecimento, que engloba ensinar e aprender.

Psicologia educacional é a área da psicologia que aborda todas as problemáticas referentes à educação e aos processos de ensino e aprendizagem nas crianças e adultos (portanto está relacionada com a psicologia do desenvolvimento). Cabe ao psicólogo educacional analisar a eficácia das estratégias educacionais, desenvolver projetos educativos, bem comodesenvolver as capacidades das crianças com dificuldades de aprendizagem, em instituições educativas (escolas, creches, jardins de infância, internatos, instituições de reeducação, atividades de tempos livres, etc.). Estuda também o funcionamento da própria instituição enquanto organização (portanto está relacionada com a psicologia social e das organizações).

O psicólogo da educação pode intervir,tal como o psicólogo clínico, em dificuldades de natureza mental e emocional. Desde as perturbações de sono e alimentares até maus-tratos e abusos sexuais, numa perspectiva educacional.















2 A PSICOLOGIA

Como toda a ciência, o fim da psicologia é a descrição, a explicação, a previsão e o controle do desenvolvimento do seu objeto de estudo. Como os processos mentaisnão podem ser observados, mas apenas inferidos, torna-se o comportamento o alvo principal dessa descrição, explicação e previsão.
Descrever o comportamento de um indivíduo significa, em primeiro lugar, o desenvolvimento de métodos de observação e análise que sejam objetivos. Em seguida a utilização desses métodos para o levantamento de dados confiáveis. A observação e a análise do comportamentopodem ocorrer em diferentes níveis - desde complexos padrões de comportamento, como a personalidade, até a simples reação de uma pessoa a um sinal sonoro ou visual.
A partir daquilo que foi observado o psicólogo procura explicar, esclarecer o comportamento. A psicologia parte do princípio de que o comportamento se origina de uma série de fatores distintos: variáveis orgânicas (disposiçãogenética, metabolismo, etc.), predisposições (temperamento, inteligência, motivação, etc.) e situacionais (influências do meio ambiente, da cultura, dos grupos de que a pessoa faz parte, etc.).
As previsões em psicologia procuram expressar, com base nas explicações disponíveis, a probabilidade com que um determinado tipo de comportamento ocorrerá ou não. Com base na capacidade dessas explicações de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Reflexão sobre a psicologia educacional
  • Conclusão sobre o que é psicologia educacional
  • TRABALHO AMARILIS PSICOLOGIA EDUCACIONAL E ESCOLAR
  • Trabalho de Psicologia sobre o Comportamento
  • Trabalho sobre psicologia escolar
  • Trabalho sobre Psicologia do Esporte
  • Trabalho sobre Psicologia Hospitalar
  • Trabalho Sobre Historia Da PSICOLOGIA NO BRASIL

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!