Trabalho Sistemas Operacionais

Páginas: 5 (1186 palavras) Publicado: 30 de junho de 2015
Litiely 8.4.4
Middleware baseado no sistema de arquivos
Um das atribuições do sistema distribuído, é que uma grande quantidade de documentos seja interligada por meio de hiperlinks, e outro pode ser que o sistema distribuído pareça um grande sistema de arquivos. Quando se usa um modelo de sistema de arquivos para um sistema distribuído significa que existe um único sistema de arquivos global,onde usuários em qualquer lugar do mundo possam ler e escrever em arquivos os quais tenham autorização. A comunicação acontece quando um processo escreve dados em um arquivo e o outro lê os dados de volta, sendo assim muitos casos e sistemas de arquivos convencionais e novas questões relacionadas a distribuição aprecem.
Modelos de transferência
Existem dois tipos:
Modelo Upload / download -Funciona da seguinte maneira um processo acessa um arquivo o copiando do servidor remoto para acessa-lo localmente. Se o objetivo for somente ser lido este é feito localmente para prover alto desempenho e se o arquivo é para ser escrito ele também é escrito localmente. Quando o processo termina de acessa-lo o arquivo atualizado é colocado de volta ao servidor. Suas vantagens são sua simplicidade e ofato de a transferência de um arquivo inteiro ser mais eficiente do que em partes. No entanto é necessário haver bastante espaço para armazenamento pois o arquivo deve caber inteiro localmente, e quando partes dele são enviadas podem haver problemas de consistência que surgem quando existem múltiplos usuários concorrentes.
Modelo de acesso remoto - No sistema remoto o arquivo permanece noservidor e o usuário envia comandos para que o trabalho seja feito no servidor.
Representação do Modelo Upload / download


Sobre os diretórios
Alem dos arquivos a uma outra parte do sistema chamada diretório,todos os sistemas arquivos distribuidos suportam diretórios contendo multiplos arquivos.A visão da hierarquia pode ser observada da seguinte maneira: Por exemplo dois servidores de arquivos ,cadaum com três diretorios e alguns arquivos, há um sistema no qual todos os usuarios tem a mesma visão de sistema distribuido, isto é se o caminho é valido em uma maquina , é valido em todas as outras. Entretanto maquinas diferentes podem ter visões diferentes do sistema de arquivos, um caminho pode ser valido para um usuário e não ser valido para outro, ou pode haver um sitema que gerenciamultiplos servidores através de montagem remota.Ele é flexível e rápido para implementar, porem não faz o sistema todo comportar-se como um único sitema de tempo compartilhado tradicional, neste caso o sistema de arquivos parece igual para qualquer processo, assim tornando-s mais fácil de programar e compreender. Uma questão importante, é se existe ou não um diretório raiz global, onde todas aas maquinasreconheçam como raiz.Pode-se ter a raiz contendo uma entrada para cada servidor e só isso, sendo assim os caminhos ficam no formato server/path, que tem suas restrições mas é igual em qualquer parte do sistema.
Transparencia de Nomeação
O problema deste tipo de nomeação é que ele não é de fato totalmente transparente, sendo assim exisrtem duas formas de transparencia com suas respectivasimportancias:
Transparência de localização – ele não fornece nenhuma dica de onde o arquivo está localizado,por exemplo tipo servidor1/dir1/dir2/x informa a todos que o x está localizado no servidor 1,mas não diz onde o servidor está, assim ficando livre para mover-se onde quiser na rede sem que o nome do caminho tenha que ser alterado, tendo assim tranparência de localização.Se há muito espaço de umlado do servidor e existir a necessidade de colocar um arquivo igualmente grande o sistema pode move-lo de forma automatica , mas quando o primeiro componente de qualquer nome de caminho é o servidor os sistema não pode move-lo automaticamente para outro servidor.Os programas que trabalham com esse caminho vão parar se este for alterado.
Independência de localização – é um sistema onde os...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Estudos trabalho de sistemas operacionais
  • Trabalho Sistemas operacionais
  • Trabalho de sistemas operacionais
  • Trabalho de Sistema operacional
  • Trabalho de sistemas operacionais
  • trabalho sistema operacional
  • Trabalho de sistemas operacionais
  • Trabalho de sistemas operacionais

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!