Trabalho Seminario Kirlian FUMEC

3206 palavras 13 páginas
Após ter tratado da representação dos deuses, das divindades, dos heróis e das coisas relativas ao Hades, fica faltando tratar do que diz respeito à representação dos homens. Sócrates e Adimanto resolvem adiar a discussão até terem definido o que é a justiça e se ela é útil a quem a possui 75. Os poetas e os prosadores (logopoioí) falam sem nobreza (kakôs) muitíssimas coisas: que os homens injustos são felizes, que os justos são desgraçados (áthlioi), que é vantajoso cometer injustiças se não forem descobertas, que a justiça é um bem nos outros, mas nociva para o próprio76. A discussão depende, de fato, da definição de justiça e do questionamento de sua utilidade, que se procederá nos livros subseqüentes.

3.3 - O modo como se deve dizer
O último aspecto do lógos que deve ser examinado é a léxis. Já foram examinados os gêneros (eídea) do lógos, as coisas que devem ser ditas (hà lektéon), e agora resta examinar o modo como se devem dizer (hos lektéon)
77. A léxis, bem entendido, é o ato de falar, a maneira de falar, o estilo, a elocução, a expressão, a dicção.78

Começa-se por definir o que dizem os mitólogos e poetas:

tudo quanto é dito pelos prosadores ou poetas é uma narrativa de acontecimentos passados, presentes ou futuros

A diégesis, mais comumente traduzida por ‘narrativa’, é a ação de expor em detalhe, narrar, descrever. Nessa definição podemos ouvir os ecos de uma concepção poética arcaica presente na Teogonia de Hesíodo. Na sua invocação à
Musa, Hesíodo define assim a atividade das deusas responsáveis pela atividade poética: Teogonia, falar o presente, o futuro e o passado.

O verbo aqui utilizado significa ‘falar’, ‘dizer’. A afirmativa de Hesíodo é muito semelhante à de Platão, pois define os conteúdos poéticos semelhantemente. Esses conteúdos determinam por si só um matiz divino para a atividade poética, uma vez que demandam um conhecimento pleno do passado, do presente e do futuro. Apesar da teoria da inspiração não ser tratada nessa obra,
esse

Relacionados

  • deslocamentos
    229353 palavras | 918 páginas