Trabalho REFATORA O

1305 palavras 6 páginas
UNIVERSIDADE DE RIO VERDE
FACULDADE DE ENGENHARIA DE SOFTWARE
LEITURA DE SOFTWARE

REFATORAÇÃO

Henrique Alves Volpini
Professor. João Paraíba

RIO VERDE
2014
Histórico
Refatoração (do inglês Refactoring) é o processo de modificar um sistema de software para melhorar a estrutura interna do código sem alterar seu comportamento externo.
O uso desta técnica aprimora a concepção (design) de um software e evita a deterioração tão comum durante o ciclo de vida de um código. Esta deterioração é geralmente causada por mudanças com objetivos de curto prazo ou por alterações realizadas sem a clara compreensão da concepção do sistema.
Outra consequência é a melhora no entendimento do código, o que facilita a manutenção e evita a inclusão de defeitos. Esta melhora no entendimento vem da constante alteração do código com objetivo de facilitar a comunicação de motivações, intenções e objetivos por parte do programador.
É fundamental que o sistema de software possua testes automatizados para realizar refatoração. Desta forma, será possível garantir a que o comportamento externo não foi alterado.

Quando Usar
A refatoração deve ser utilizada quando o "código cheirar mal" (do inglês bad smells in code). Este conselho bem humorado indica uma confiança na experiência de programadores e também ressalta o valor estético do código, que deve valorizar a clareza e comunicação.
Alguns indícios já possuem uma aceitação ampla para promover refatoração:
Código duplicado (duplicated code)
Método longo (long method)
Classe grande (large class)
Lista de parâmetros longa (long parameter list)
Má indentação(Bad Indentation)

Exemplo
O código Java abaixo demonstra a aplicação da refatoração para extrair método (Extract Method).
Antes
/** Salva o produto no banco de dados. */ public void save() { // Verifica propriedades if (this.getName() == null) { throw new Exception("Falta nome"); } else if (this.getDescription() == null) { throw new

Relacionados

  • FUSÃO DE DADOS EM
    60138 palavras | 241 páginas