trabalho quimica ambiental seminario

Páginas: 21 (5088 palavras) Publicado: 10 de setembro de 2015
Memórias do Instituto Oswaldo Cruz
Versão impressa ISSN 0074-0276
Mem. Inst. Oswaldo Cruz vol.100 no.4 Rio de Janeiro jul 2005
Avaliação microbiológica do ar interior dos escritórios, hospitais, indústrias e centros comerciais

Zilma Nunes G I, 1 ; Martins Alfredo S I; Ana Lúcia Altoé F IV; Marília M Nishikawa II; Marilene O Leite III; Paula Aguiar F IV; Sérgio Eduardo L Fracalanzza IV

I Centrode Produção da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rua São Francisco Xavier 524, 20550-013 Rio de Janeiro, RJ, Brasil
II Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde-Fiocruz, Rio de Janeiro, RJ, Brasil
III Centro Universitário de Barra Mansa, Barra Mansa, RJ, Brasil
IV da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ, Brasil

RESUMO

Neste estudo, foi comparado oMAS-100 e performances dos samplers Andersen aéreos e uma tendência semelhante em ambos os instrumentos foi observada. Também foi avaliado o nível de contaminação microbiana em 3060 amostras de escritórios, hospitais, indústrias e centros comerciais, no período de 1998 a 2002, no Rio de Janeiro. Considerando cada ambiente, 94,3 e 99,4% das amostras foram do limite permitido no Brasil (750 CFU / m 3).Os resultados das indústrias mostrou semelhança mais importante entre os fungos e as distribuições totais heterótrofos, com a maioria dos resultados entre zero e 100 UFC / m 3. Os resultados Escritórios apresentaram dispersão em torno de 300 UFC / m 3.
Resultados dos hospitais apresentaram a mesma tendência, com uma média de 200 UFC / m 3. Ambientes de centros comerciais "mostrou uma média de300 UFC / m 3 de fungos, mas apresentou um padrão de maior dispersão para os heterotróficos totais, com a maior média (1000 UFC / m 3).
Foi também investigada a correlação entre o período de amostragem, com o número de microrganismos transportados pelo ar e com os parâmetros ambientais (temperatura e humidade do ar), por meio da análise de componentes principais. Todas as amostras de distribuiçõesdo ar interior foram muito semelhantes. A temperatura e umidade do ar não teve influência significativa sobre os padrões de amostras de dispersão.
Palavras-chave: ar interior - de microrganismos no ar - Análise de componentes principais - amostrador de ar

Vários ar doenças infecciosas têm sido relacionados com a qualidade do ar interior (Wasserman 1988, Al-Dagal & Fung 1990, Menzies & Bourbeau1997). Estas infecções são atribuídos a uma grande variedade de produtos químicos, poluentes físicas ou biológicas, e / ou contaminantes, os quais foram introduzidos ou mesmo produzida no ambiente (Hunter et al. 1988, Rom et al. 1991, Loudon et al. 1996, Stone 2000).
Esta cena se torna ainda mais complexa se o ar interior é considerado como um produto que precisa de processo de climatização e dedistribuição anterior a exposição das pessoas. No entanto, algumas dessas pessoas podem ser extremamente sensíveis aos poluentes químicos ou biológicos. Portanto, devido ao seu longo tempo de exposição no local de trabalho, a responsabilidade das empresas sobre a saúde dos trabalhadores devem ser devidamente geridos.
A poluição de ambientes interiores tem alcançado grande importância (Menzies &Bourbeau 1997, Lee & Chang 1999, 2000). O crescente número de casos oficialmente relatados envolvendo pessoas com problemas de saúde, provavelmente relacionadas ao seu ambiente profissional, reduz a produtividade e aumenta o absenteísmo (Al-Dagal & Fung 1990, Chan 1999, Stone 2000, Wyon 2004).
No Brasil, a preocupação com o ar interior como veículo de poluentes e contaminantes assumiu tal importâncianos últimos anos que uma lei específica foi publicado, a fim de padronizar todos os procedimentos relacionados à operação e manutenção dos sistemas de ar condicionado (Anvisa 1998). Mais tarde, duas leis foram publicadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária, Ministério da Saúde (Anvisa 2000, 2003), que estabeleceu normas referenciais para a atmosfera climatizada coberta.
No entanto, há...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A química no trabalho aplica o trabalho seminario
  • Trabalho Química Ambiental, Solo
  • trabalho de quimica ambiental
  • Trabalho quimica ambiental
  • Trabalho de quimica ambiental
  • Seminário de quimica
  • Seminário Química
  • Seminario de Quimica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!