Síntese de ésteres monoalquilados (biodiesel) derivados de óleo de soja em aula prática no ensino médio.

1203 palavras 5 páginas
Síntese de Ésteres Monoalquilados (Biodiesel) Derivados de Óleo de Soja em Aula Prática no Ensino Médio.
Hildeberto X. de Lima Neto (IC)*, João E. de Ávila dos Santos (GD), Joaquim J. P. Pinheiro (GD), Rocicléia Farias Lima (GD).
Laboratório de Pesquisa em Química (LPQ-FACEDI), Curso de Licenciatura em Química, Faculdade de Educação de Itapipoca (FACEDI), Universidade Estadual do Ceará (UECE).

Introdução
A discussão sobre o uso de combustíveis denominados renováveis ocupa atualmente um lugar de destaque no cenário internacional. A proeminente escassez do petróleo tem impulsionado grandes investimentos nas pesquisas e desenvolvimento de biocombustíveis como uma alternativa ao uso desses. Nesse aspecto, os óleos vegetais têm atraído a atenção como fonte renovável em potencial para produção de biodiesel como combustível alternativo ao diesel do petróleo (Costa Neto et al., 2000; Ramos et al., 2003; Macedo e Macedo, 2004).
O biodiesel é um combustível renovável formado por monoésteres de ácidos graxos não tóxicos e biodegradáveis, sendo uma alternativa ao petrodiesel, apresentando vantagens ambientais, econômicas e sociais (Ramos et al., 2003). O biodiesel reduz significativamente a emissão de gases, como partículas de carbono e monóxido de carbono (Felizardo, 2003); possibilita a redução de importações.
Tendo em mente esta problemática e sua importante relevância no cenário atual, observamos que a escola possui um importante papel na articulação de conhecimentos científicos que possibilitem ao sujeito autonomia e livre capacidade de escolha das tecnologias apresentadas (Auler, 2003).
Além de contribuir diretamente para o desenvolvimento do protagonismo social da comunidade discente, a temática abordada se apresenta como uma alternativa de atividade prática a ser realizada nas aulas de Química Orgânica, pois possibilita a abordagem de temáticas como funções orgânicas, reações de transesterificações, além de discutir assuntos das demais áreas da química, como

Relacionados

  • quimica
    2195 palavras | 9 páginas