Trabalho Psor Ase

3063 palavras 13 páginas
Distúrbio Psicossomático

Psoríase

O que é um Distúrbio Psicossomático? Há mais de cem anos que alguns psiquiatras e médicos já começaram a concordar que em alguns distúrbios as atividades somáticas e emocionais têm mão dupla. Heinroth foi quem pela primeira vez usou o termo "distúrbio psicossomático", referindo-se à insônia. Jacobi, um psiquiatra alemão, mais tarde popularizou o termo e o conceito de "distúrbios psicossomáticos" que foram ampliados até incluir colite ulcerativa, úlcera péptica, enxaquecas, asma brônquica, artrite reumatóide, psoríase, bulimia, etc. São distúrbios psicossomáticos quando ocorrem estímulos ambientais psicologicamente significativos, que se relacionam com surgimentos ou agravamentos de distúrbio físico de uma patologia orgânica observável ou de processo fisiopatológico conhecido.
Certas doenças da pele são claramente influenciadas por memórias inconscientes, que criam estresse. O paciente só se dá conta de que, ao ficar ansioso ou tenso, o problema se manifesta ou se agrava. Entre essas doenças contam-se o suor excessivo nas axilas, mãos e pés, urticária crônica, escoriações compulsivas, arrancar os cabelos (tricotilomania), mordedura da pele dos lábios ou da pele dos dedos, roeção de unhas, psoríase, dermatites, aftose, vitiligo e outras.Hoje, tem-se como certo que todas as doenças são influenciadas pelo estresse, que se forma no Inconsciente com base em crenças das quais o indivíduo não se dá conta.Muitos pacientes chegam a uma conclusão acerca do que pode ter dado origem a sua dermatose e citam fatos que surgiram de memórias antigas ou mesmo recentes, que não pareciam ter relação com o doença. Como não há como medir ou comprovar materialmente essa conexão, os médicos tendem a não os levar em consideração.
Os pesquisadores, cautelosamente, concluem que, se esses resultados forem confirmados por outros estudos, ficará fundamentada a adequação de incluir técnicas de redução de estresse no tratamento de muitas dermatoses comuns.

Relacionados

  • Farmacia
    31278 palavras | 126 páginas