Trabalho Pronto Haimar 2014

8333 palavras 34 páginas
INTERVENÇÃO PSICOPEDAGÓGICA NASDIFICULDADES
DE APRENDIZAGEM

RESUMO

A dificuldade de aprendizagem é um tema vivenciado diariamente por educadores em sala de aula e que mobiliza a atenção para a existência dos alunos que frequentam a escola e apresentam problemas de aprendizagem, considerando que quando uma criança ingressa na escola, sua primeira tarefa explícita é “aprender” e embora se espere que esta mesma criança aprenda, nem sempre tal expectativa tanto de professores quanto pais são positivas, já que, principalmente os pais e a própria criança, não têm razão para duvidar do sucesso da mesma nessa aprendizagem. No entanto, nem pais, nem professores deixam de considerar que a “aprendizagem” depende de habilidades particulares que exigem da criança a atenção dos aspectos ligados à dificuldade em questão (que são muitas), e que serão mencionadas no decorrer deste trabalho. Também é necessário rever teorias, repensar práticas pedagógicas e conceber a importância de Psicopedagogo no processo de aprendizagem, como de extrema relevância, pois suas intervenções significativas podem mudar o contexto educacional em relação à problemática.

Palavras-Chave: Dificuldades de Aprendizagem, Diagnóstico e Intervenções.

INTRODUÇÃO

Esse estudo abordou em um primeiro momento as definições acerca da aprendizagem, enfocando conceitos e problemas que a envolve. Em um segundo momento a ênfase recaiu sobre definições precisas quanto à dificuldade de aprendizagem. Após, foi tecido discussões sobre os distúrbios de aprendizagem, e, por fim, consideremos a hipótese de que confusões têm sido feitas pelos professores em relação aos distúrbios e dificuldades de aprendizagem.
Mas muito mais do que isso, o objetivo principal desse trabalho se resume em fornecer ao meio acadêmico um estudo sintético e didático a fim de deixar claro como ocorre o processo de aprendizagem na criança, considerando os conceitos e problemas que o envolve, assim como a dificuldade de aprendizagem

Relacionados