Trabalho Porfilolio

1496 palavras 6 páginas
A educação básica de boa qualidade é imprescindível para a formação do cidadão. No Brasil, principalmente, é exigido cada vez mais uma modernização das estruturas sociais, econômicas e politicas, e, para tanto, o conhecimento é o principal pilar para a equidade social. É condição fundamental para unir modernização e desenvolvimento humano a democratização do conhecimento.
Este trabalho trata da analise do texto de Inácio Feitosa, onde este faz uma crítica da forma como até os dias de hoje, agem muitos profissionais da educação, os quais ele chama de Professor ruim.
Esta analise é de grande importância, principalmente se tratando de futuros docentes para que percebam o que não devem fazer na sua regência. .

2 DESENVOLVIMENTO
O texto em analise, mostra claramente a falta de planejamento de muitos docentes. De acordo com a disciplina Organização do Trabalho Pedagógico, para planejar é preciso ter claro o aluno que se quer formar e a escola como é e como deve ser, ou seja, é preciso ter clara a nossa concepção de escola e sociedade. De acordo com a disciplina citada, para planejar é preciso levar em conta algumas etapas, que são:
• O conhecimento da realidade e o contexto da comunidade onde a .instituição está inserida;
• Delimitar os objetivos de ensino, ou, quais as finalidades da nossa ação educativa, portanto, os objetivos da escola ou do projeto pedagógico;
• Conteúdo que deve ter um significado dentro da realidade, interesses e necessidades dos alunos;
• Metodologias de ensino, que irão nortear a ação docente, é a escolha dos métodos de ensino que buscam a aprendizagem e a construção do conhecimento.
É necessário o conhecimento por parte do professor, das políticas de ensino pois são nelas que estão contidas as legislações, normas e regras pertinentes aos alunos/escola/docentes.
No texto citado inicialmente, o autor expõe sua opinião sobre a falta de cumprimento de horários por exemplo, por parte dos professores. Se irão educar pessoas, devem

Relacionados