Trabalho Politica Fiscal e Monetária

Páginas: 10 (2412 palavras) Publicado: 29 de novembro de 2013
Matriz de atividade individual*

Módulo: 4
Atividade: Individual 2
Título: Politica Fiscal e Monetária
Aluno: Pedro Ernesto Nóbrega Coral
Disciplina: Introdução à Economia
Turma: IEPOS_T0276_0613
Introdução
A questão do crescimento e da inflação sempre foi instigante para os economistas e para os que fazem a política econômica. Mas no Brasil, que viveu um período de aproximadamenteduas décadas de economia estagnada e um período maior ainda de inflação alta, os atuais acontecimentos da economia brasileira provocam ainda mais interesse nesses tópicos.

Nos últimos anos o Brasil tem experimentado um crescimento bem acima da média dos anos anteriores e com uma inflação caracterizada por muitos como “civilizada”, mas a comparação com outros países considerados como semelhantesao Brasil na economia internacional tem levantado questões em relação ao nível da taxa de juros básica (SELIC) praticada aqui, o tamanho do Estado e a taxa de crescimento apresentada pela economia brasileira, onde apesar de acima da média dos anos anteriores tem sido considerada aquém das possibilidades factíveis se comparada a dos seus pares internacionais.

O problema do recrudescimento dainflação nesses últimos meses também atiça o
interesse na macroeconomia brasileira. As dúvidas sobre a necessidade das ações realizadas pelo Banco Central derivam das divergências em relação à origem da inflação. Os que acreditam que a inflação foi importada dizem que o BC esta sendo severo demais por nada, pois suas ações não vão surtir efeito e os que acreditam que o aumento de preços também temorigem no descompasso do crescimento da demanda e da oferta muitas vezes argumentam que isso tem como origem principal a política fiscal realizada pelo governo.

Características principais dos instrumentos de política monetária e fiscal
A Política Monetária é utilizada pelas autoridades monetárias para controlar a expansão da moeda e do crédito, além de exercer controle sobre a taxa de juros,de forma a que possam se adequar às necessidades de crescimento econômico e estabilidade dos preços. O principal objetivo da política monetária é a obtenção da estabilidade dos preços, de forma a propiciar condições necessárias para o crescimento econômico. Essa atuação pode ocorrer por meio do uso de instrumentos de efeito direto ou de efeito induzido, para que se possa efetuar o controle daliquidez global do sistema econômico.

Por meio dos efeitos alocativos no investimento e no consumo, a política monetária exerce influência sobre a demanda agregada e, em conseqüência, influencia os níveis de produção, emprego, preços e comércio exterior.

Os instrumentos clássicos utilizados são: operações de mercado aberto, reservas compulsórias e assistência financeira de liquidez. Paraexecução da política monetária, o governo lança mão de cinco instrumentos básicos:

A política monetária tem como objetivo o controle da quantidade de dinheiro em circulação, buscando a defesa do poder de compra da moeda. Para isso, pode ser praticada de duas diferentes formas: expansionista ou restritiva.

Quando o Estado pratica uma política monetária restritiva, as ações buscam ou diminuir, oumanter estável a quantidade de dinheiro em circulação e encarecer o custo dos empréstimos. Desta forma, causa o desaquecimento da economia e evita o indesejável aumento de preços. Os instrumentos mais utilizados nessa prática são: o recolhimento compulsório, a assistência financeira de liquidez e a venda de títulos públicos.

Já a política monetária expansionista é praticada quando o Estado pretendecriar condições de crescimento econômico. Nesta situação, busca-se aumentar a quantidade de dinheiro em circulação e o barateamento do custo dos empréstimos, com a utilização de taxas de juros menores. As medidas visam o aquecimento da demanda, além de fomentar incentivos ao crescimento econômico. Os principais instrumentos utilizados na política monetária expansionista são: diminuição do...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Politica fiscal e politica monetaria
  • Política Monetária e Política Fiscal
  • Políticas: monetaria, cambial e fiscal
  • Politica monetária, fiscal e cambial
  • Efeito das Políticas Monetárias e Fiscais
  • politicas economicas: fiscal e monetaria
  • Políticas Fiscal, Cambial e Monetária
  • Política fiscal e monetária

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!