trabalho Pedagogia Tecnicista

Páginas: 5 (1250 palavras) Publicado: 28 de maio de 2015

INSTITUTO DE ESTUDOS E PESQUISAS DO VALE DO ACARAÚ
ITAPIPOCA-CE
LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA
BASES HISTÓRICAS E ANTROPOLÓGICAS EM ED. FÍSICA
PROFESSORA AMANDA MARINHO RODRIGUES


TATIANA VIDAL
ALDIANA FROTA
LUCAS BARROSO
ANTONIA CLEIDIANE MARTINS
LIENE PATRÍCIO DOS SANTOS
RÚBIA RODRIGUES TEIXEIRA PINTO
FRANCISCO VANDERLI DOS SANTOS
ARIELLE NUNES


“Tendência Tecnicista”






Itapipoca-CEMaio - 2015

INSTITUTO DE ESTUDOS E PESQUISAS DO VALE DO ACARAÚ
ITAPIPOCA-CE
LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA
TURMA 2015.1
1º PERÍODO
BASES HISTÓRICAS E ANTROPOLÓGICAS EM ED. FÍSICA
PROFESSORA AMANDA MARINHO RODRIGUES

TATIANA VIDAL
ANTONIA CLEIDIANE MARTINS
ALDIANA FROTA
LUCAS BARROSO
LIENE PATRÍCIO DOS SANTOS
RÚBIA RODRIGUES TEIXEIRA PINTO
FRANCISCO VANDERLI DOS SANTOS
ARIELLE NUNES


“Trabalhobase para apresentação de seminário da disciplina: Bases Históricas e Antropológicas em Ed. Física, referente ao 1º período do curso de licenciatura em Educação Física, IVA 2015.1”





Itapipoca-CE
Maio – 2015

Pedagogia Tecnicista

Segundo o dicionário Aurélio (1993), o significado de Técnica é “conjunto de processos de uma arte ou ciência”, de Tecnicidade “qualidade ou caráter do que étécnico” e de Tecnicismo “abuso da tecnicidade”.
A pedagogia tecnicista nasceu nos Estados Unidos na metade do século xx e tem como base a filosofia positivista de Comte e a psicologia comportamental de Skinner.
Com forte influência das teorias positivistas e da psicologia americana behaviorista, o tecnicismo busca ensinar o aluno por meio de treinamento.

O behaviorismo, também conhecidocomo comportamentalismo tem como objetivo de estudo o comportamento humano.
Esta palavra tem origem no termo behavior, que em inglês significa comportamento ou conduta.
O behaviorismo contempla o comportamento como uma forma funcional e racional de organismos vivos. Esta corrente psicológica pretende estudar comportamentos objetivos que podem ser observados.
Burrhus Frederic Skinner,psicólogo americano, propôs o conceito de behaviorismo radical que é a filosofia da ciência do comportamento humano, onde o meio ambiente era responsável por esse comportamento. Esta vertente do behaviorismo teve grande popularidade no Brasil e nos Estados Unidos.
O behaviorismo radical contempla os estímulos dados aos indivíduos pelo meio ambiente. De acordo com Skinner, esse “meios” eramconhecidos como punição, reforço positivo e negativo.

Para Aranha (1996, p.76): a tendência tecnicista busca no behaviorismo, teoria psicológica também de base positivista, os procedimentos experimentais necessários para a aplicação do condicionamento e o controle do comportamento. Daí a preocupação com a avaliação a partir dos aspectos observáveis e mensuráveis da conduta e o cuidado com o usoda tecnologia educacional, não somente quanto a utilização dos recursos avançados da técnica, mas também, quanto ao planejamento racional, que tem em vista alcançar os objetivos propostos, com economia de tempo, esforço e custo.

No Brasil, o tecnicismo se iniciou na década de 60 nas indústrias, onde priorizavam a técnica, a eficácia e a produtividade. Esta forma de pensamento foi passada aoEstado, aos partidos, a educação e a toda sociedade.
Na Educação Física, a pedagogia Tecnicista contribui para o fortalecimento de sua identidade esportiva, para a especializações de funções, repetição de movimentos e uma relação professor-aluno parecido com a relação treinador-atleta ou instrutor-recruta, sem qualquer vínculo afetivo.

Durante o golpe de 1964, o tecnicismo teve grandeinfluência no ensino esportivo no Brasil, na década de 70 a Educação Física tornou-se importante para o governo militar, que investiu no treinamento de jovens para mantê-los fortes e saudáveis para defender o país, cuidando da segurança nacional e formando um exército capaz de desmoralizar as forças políticas oposicionistas.
A economia do Brasil ganhou muito com a melhoria da força de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • PEDAGOGIA TECNICISTA
  • Pedagogia tecnicista
  • Pedagogia tecnicista
  • pedagogia tecnicista
  • pedagogia tecnicista
  • PEDAGOGIA TECNICISTA
  • Pedagogia tecnicista
  • a superação da pedagogia nova pela pedagogia tecnicista

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!