Trabalho PCN LINGUA PORTUGUESA

273 palavras 2 páginas
Nome: Ana Luiza Gabriel Di Santo - 8083957 e Stephanie Carolinna de Andrade Martins - 7983514
Ditador curricular do Ensino em Língua Portuguesa
Nós tomamos os Parâmetros Curriculares Nacionais : Língua Portuguesa como arbitrário, pois ele legitima a linguagem escrita formal com todas as suas regras gramaticais como única e verdadeira; dessa forma toma como errônea ou não adequada todas as outras formas vigentes de linguagem.
Desde os primórdios, o homem tem a necessidade de se comunicar, assim desenvolveu diversas maneiras para suprir essa necessidade de se comunicar, assim desenvolveu diversas maneiras para suprir essa necessidade como por exemplo a linguagem oral, corporal, pictórica, etc.
Nos Parâmetros Curriculares na Língua Portuguesa, é considerado as especificidades das situações de comunicação, como os gêneros nos quais os discursos se organizam, as finalidades colocadas ou ainda a troca de experiências entre os interlocutores. Com isso, segundo ele o aluno irá adquirir a habilidade de organizar um discurso de forma adequada, apropriando-se da linguagem; ou seja , rejeita todas as outras formas de expressão advindas de cada sujeito.
Sendo a linguagem objeto de interferência nas relações sociais, pode ser também um instrumento de ditador de regras, em que qualquer um que não se adeque às regras ditadas por quem tem o poder de decidir o que é ou não valido, segundo os seus interesses.
Reconhecemos que o uso da linguagem padrão é sim também importante, justamente por ser um tipo de linguagem e expressão, porém quando imposta no seu caráter homogêneo e padronizado, rejeitando toda a heterogeneidade que acontece nos meios de expressão e comunicação do sujeito, torna-se um instrumento castrador, excludente e arbitrário das variadas formas de linguagem.

Relacionados

  • Diversos
    49798 palavras | 200 páginas